Ícone do site Jornal da Chapada

Massa de ar quente e seco mantém céu ensolarado na Chapada Diamantina; noites seguem frias

| FOTO: Arquivo/Kennedy Silva |

foto
As temperaturas nessas áreas ficarão entre mínimas de 13°C (na Chapada Diamantina e Sudoeste) e máximas de 31°C (no Nordeste) | FOTO: Arquivo/Setur |

Nos próximos dias não são esperadas mudanças nas condições do tempo na Bahia, sobretudo em relação às chuvas. No Oeste, São Francisco, Norte e setor oeste da Chapada Diamantina e Sudoeste, prevalece a atuação da massa de ar quente e seco mantendo o céu ensolarado em grande parte do período. Além disso, essa massa de ar reflete no aumento das temperaturas que poderão chegar aos 39°C em algumas localidades do oeste baiano.

A combinação das altas temperaturas com a vegetação já ressecada auxilia no aumento dos riscos de ocorrer queimadas. Com isso, segue o alerta quanto à utilização do fogo nas atividades de campo, principalmente na preparação do solo para o próximo plantio ou renovação de pastos, pois uma simples fagulha pode dar origem a uma grande queimada, ocasionando danos materiais e ambientais para essas áreas do Estado.

Já no Recôncavo, Nordeste, Sul e setor leste da Chapada Diamantina e Sudoeste, devido a maior atuação do fluxo de umidade que vem do Oceano Atlântico, a previsão continua sendo de céu nublado a parcialmente nublado com chances de ocorrer chuvas fracas. No entanto, são nas localidades mais próximas ao litoral do Recôncavo onde são esperados os maiores volumes.

As temperaturas nessas áreas ficarão entre mínimas de 13°C (na Chapada Diamantina e Sudoeste) e máximas de 31°C (no Nordeste). Para Salvador e região metropolitana, onde as temperaturas deverão variar entre 21°C (mínima) e 30°C (máxima), o predomínio também será de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas intermitentes. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas