Um concurso realizado pela prefeitura de Itaberaba, cidade da Chapada Diamantina, durante a administração de João Filho (PP), no ano passado, foi suspenso por prazo indeterminado pelo atual prefeito Ricardo Mascarenhas (PSD), conforme decisão publicada no Diário Oficial do Município da última quarta-feira (18).
A suspensão aconteceu após a divulgação de um relatório da Controladoria Geral da prefeitura e uma ação civil pública movida pelo Ministério Público do Estado onde foram averiguadas possíveis irregularidades no certame. Entre os indícios estão acusações contra a empresa responsável pelo concurso, a Orgal – Consultoria Organizacional e Contábil e Administrativa.
A companhia teria usado plágio de questões, incluindo perguntas e respostas, de outras provas extraídas da internet. Um item do relatório aponta que na seção de Atualidades foi usada uma informação de 18 anos atrás. Quando em vigor, o concurso tinha aprovado 130 candidatos, de um total de 8 mil inscritos.
A prefeitura também abriu um processo administrativo contra a empresa que fez o concurso e determinou a apuração de irregularidades no descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), cometidas pelo ex-prefeito João Filho, que é tio de Mascarenhas. Jornal da Chapada com informações do Bahia Notícias.