Ícone do site Jornal da Chapada

Tempo continua sem mudança; dias quentes e noites frias nas áreas serranas da Chapada Diamantina

foto
Final de semana com dias quentes e noites frias na região chapadeira | FOTO: Arquivo/Portal Chapada |

As condições do tempo previstas para este final de semana na Bahia seguirão sem grandes mudanças, sobretudo em relação às chuvas, que continuam escassas, devido a atuação da massa de ar quente e seco, inibindo a formação de nuvens e das chuvas, principalmente no Oeste, São Francisco, Norte e setor oeste da Chapada Diamantina e Sudoeste. Além disso, essa massa de ar reflete no aumento das temperaturas que poderão chegar aos 39°C em algumas localidades do oeste baiano.

A combinação das altas temperaturas com a vegetação já ressecada auxilia no aumento dos riscos de ocorrer queimadas. Com isso, segue o alerta quanto à utilização do fogo nas atividades de campo, principalmente na preparação do solo para o próximo plantio ou renovação de pastos, pois uma simples fagulha pode dar origem a uma grande queimada, ocasionando danos materiais e ambientais para essas áreas do Estado.

As menores temperaturas devem bater os 13ºC em Piatã | FOTO: Reprodução |

Por outro lado, é no Recôncavo, Nordeste, Sul e setor leste da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde há maior possibilidade de ocorrer chuvas fracas. Tal condição é decorrente do fluxo de umidade que vem do Oceano Atlântico, que favorece o aumento da nebulosidade e ocorrência dessas chuvas, principalmente nas localidades mais próximas ao litoral.

As temperaturas nessas áreas ficarão entre mínimas de 13°C (na Chapada Diamantina e Sudoeste) e máximas de 31°C (no Nordeste). Para Salvador e região metropolitana, onde as temperaturas se manterão estáveis, ou seja, variando entre mínimas de 21°C e máximas 30°C, a previsão é de tempo instável com probabilidade de chuvas fracas a qualquer hora do dia. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas