Chapada Diamantina segue com dias quentes e noites frias durante o final de semana

Postado em out 5 2017 - 5:46pm por Jornal da Chapada
foto56

O clima esquenta na Chapada e aumenta o risco de queimadas na região | FOTO: Arquivo/Ipac |

As condições do tempo previstas para este final de semana na Bahia continuarão semelhantes as que vêm sendo observadas nas últimas semanas, ou seja, há maior probabilidade de ocorrer chuvas na faixa leste do Estado. Esta situação é decorrente do maior fluxo de umidade que vem do Oceano Atlântico, favorecendo a manutenção de nebulosidade e ocorrência de chuvas fracas, sobretudo nas localidades mais próximas ao litoral. As temperaturas nessa faixa deverão oscilar entre 16°C e 31°C. Esta mesma condição de tempo é válida para Salvador e região metropolitana, porém sem grandes variações nas temperaturas, mínimas previstas de 22°C e máximas de 26°C.

Na Chapada Diamantina, as temperaturas durante o dia seguem altas, chegando aos 30°C, e à noite esse número cai para 12°C em áreas serranas como Mucugê e Piatã. Na região, o clima já mudou e o tempo quente e seco contribui para a ocorrência de incêndios florestais, como o que foi registrado nesta quinta-feira (5), na região de Igatu, distrito de Andaraí (veja aqui).

tempo

Mucugê e Piatã voltam a registrar as menores temperaturas | FOTO: Reprodução/Inema |

Esse clima também é previsto na faixa centro-oeste e norte, onde o tempo seguirá quente e seco na maior parte do período, resultante da persistência da massa de ar. Além disso, a atuação dessa massa reflete no aumento das temperaturas que poderão chegar aos 33°C em algumas localidades.

Esse calor associado à vegetação já ressecada também contribui para elevar os riscos de ocorrer queimadas. Com isso, segue o alerta quanto à utilização do fogo nas atividades de campo, principalmente na preparação do solo para o próximo plantio ou renovação de pastos, pois uma simples fagulha pode dar origem a uma grande queimada, podendo trazer danos materiais e ambientais irreversíveis para essas regiões do Estado. Jornal da Chapada com informações do Inema.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.