Ícone do site Jornal da Chapada

Santos, Flamengo, Grêmio e São Paulo têm títulos mundiais reconhecidos pela Fifa

pelé
O Santos foi bicampeão mundial na era Pelé, nos anos de 1962 e 1963 | FOTO: Reprodução |

A Fifa decidiu reconhecer os clubes que venceram o antigo Mundial Interclubes, disputado entre os anos de 1960 e 2004 com o confronto entre os campeões sul-americano e europeu, como Campeões Mundiais. A decisão foi tomada, na manhã desta sexta-feira (27), em reunião do Conselho da entidade, na Índia. Desta forma, quatro clubes brasileiros passam a ser considerados campeões mundiais de forma oficial. São eles o Santos (1962 e 1963), o Flamengo (1981), o Grêmio (1983) e o São Paulo (1992 e 1993).

A iniciativa para incluir a discussão da legitimidade dos títulos partiu da Conmebol. O presidente da entidade, Alejandro Domínguez, comemorou a decisão da Fifa em sua conta oficial no Twitter. “Agradeço a aprovação pelo conselho da Fifa da proposta da Conmebol de reconhecer títulos de Copas Intercontinentais como Mundiais de Clubes”.

Porém, os títulos da Copa Rio de 1951 e 1952, vencidos pelo Palmeiras e pelo Fluminense, não entraram na pauta da Fifa. A entidade até chegou a reconhecer o Palmeiras como campeão mundial durante o processo de organização da Copa de 2014. Mas depois voltou atrás e passou a considerar o alviverde como “primeiro campeão global”. Com informações do Bocão News.

Confira todos os campeões do antigo Mundial Interclubes na imagem abaixo:

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas