Ícone do site Jornal da Chapada

#Polêmica: Deputado Aleluia diz que ‘o Democratas nunca será um partido de esquerda’

Deputado federal eleito José Carlos Aleluia |FOTO: Divulgação|

demo
O atual presidente do Democratas na Bahia, deputado federal José Carlos Aleluia | FOTO: Divulgação |

Presidente do Democratas na Bahia, o deputado federal José Carlos Aleluia disse, em entrevista à Tribuna da Bahia, que não há possibilidade de o partido se alinhar à esquerda, como sugeriu o presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Léo Prates, seu correligionário. Aleluia afirmou que ainda não há definições sobre as mudanças que estão para acontecer no DEM, como alteração no seu nome e no seu estatuto, mas garantiu que o posicionamento continuará sendo de direita. O líder democrata afirmou também que o partido está esperando a entrada de deputados federais, cuja maioria seria dissidente do PSB.

“Estamos ainda aguardando que os deputados entrem no DEM. Aí nós faremos a nossa parte, faremos as mudanças necessárias para tomarmos novos rumos”, afirmou o deputado. Sobre as declarações de Léo Prates, Aleluia afirmou que as respeita, mas ponderou que o vereador não fala pelo partido. “É uma opinião dele. O Democratas é um partido democrático, e seus membros têm liberdade para pensar e se expressar. Mas o partido não vai se deslocar para a esquerda. De jeito nenhum. Isso eu garanto. Ele Léo Prates é muito respeitado no Democratas, mas essa fala dele não reflete um posicionamento do partido. As mudanças ocorrerão, mas nada terão a ver com a esquerda”, garantiu Aleluia.

Na sessão de anteontem na Câmara Municipal, Prates usou a gestão do prefeito ACM Neto (DEM) para justificar sua tese de que o DEM deve se tornar um partido de “centro-esquerda” num futuro breve. “Eu sempre me disse como sendo um sujeito de centro. Acho que o DEM e a gestão do prefeito ACM Neto têm mostrado que é possível conciliar justiça social e desenvolvimento econômico. Porque as dicotomias de direita e esquerda se baseiam em um lado, que privilegia o desenvolvimento econômico, e outro lado que privilegia o desenvolvimento social. O prefeito ACM Neto, na nossa avaliação, tem mostrado que é possível conciliar os dois. Defendemos que o DEM vá para o centro-esquerda, para privilegiar ainda mais os mais pobres do nosso país, da nossa cidade e do nosso estado”, disse o presidente do Legislativo municipal. As informações são da Tribuna da Bahia.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas