Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Governo anuncia edital de projeto de revitalização do Rio Utinga durante atividade em Lençóis

foto1
O secretário da Sema, Geraldo Reis reafirma o compromisso do Governo do Estado em relação a medidas socioambientais favoráveis ao Rio Utinga | FOTO: Divulgação/Sema |

Para ampliar o debate e avançar nas questões acerca dos recursos hídricos na região da Chapada Diamantina, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), foram convidados para participar da Assembleia do Consórcio Chapada Forte, que foi realizado no último sábado (25), no município de Lençóis. Na ocasião, o secretário da Sema, Geraldo Reis anunciou que em 30 dias será publicado no Diário Oficial um edital para o Projeto de Revitalização do Rio Utinga, com investimento de R$ 1,4 milhões.

Em discurso, Reis reafirma o compromisso do Governo do Estado em relação a medidas socioambientais favoráveis ao Rio Utinga. “A Sema e o Inema estão dialogando com os prefeitos que compõem o Consórcio Chapada Forte, para que juntos, governo, prefeituras e sociedade civil, possamos estruturar medidas para enfrentar a crise hídrica na região da Chapada Diamantina”, disse.

Para o presidente do Consórcio Chapada Forte, João Lúcio, que também é prefeito de Andaraí, a presença do secretário reforça a preocupação que as duas instituições têm em relação a problemática sobre o Rio Utinga. “Temos que formar parcerias e pensar juntos soluções de modo a levar políticas públicas que venham enfrentar questões ambientais e hídricas que assolam os municípios da Chapada Diamantina”, comentou.

De acordo com o coordenador de fiscalização do Inema, Miguel Calmon, o órgão tem atuado na Bacia do Rio Utinga, principalmente no leito principal, atendendo o plano de ação que foi pactuado entre o governo e as prefeituras no início deste ano. “Algumas ações de fiscalização são para o fechamento dos canais de derivação. Além dessas, iniciamos com a comunidade a parte de limpeza do leito principal do rio, para dar mais fluxo a calha principal, e também ações de desassoreamento, com doações de equipamentos feitas pela Sema e o Inema”, finaliza. As informações são da Sema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas