Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Projeto Novembro Negro valoriza beleza negra no município de Nova Redenção

foto1
Estudantes mostraram um pouco da cultura africana com roupas, penteados e coreografias, simbolizando a identidade negra | FOTO: Divulgação/Ascom |

A exaltação da beleza negra foi o mote das comemorações do Projeto Cultural Novembro Negro, realizado pela gestão ‘Governo da Reconstrução’, da prefeita Guilma Soares (PT), em Nova Redenção, na Chapada Diamantina, na última semana. A noite da quinta-feira (22), por exemplo, teve um desfile organizado pela Secretaria Municipal de Arte e Cultura da administração municipal. O evento faz parte do projeto desenvolvido pela secretária municipal de Cultura, Márcia Benevides, e teve como objetivo homenagear o Mês da Consciência Negra. Ele foi realizado no Centro Cultural Consuêdes Benevides e contou com a presença da prefeita Guilma e do líder político Ivan Soares. Ivan falou sobre o absurdo do preconceito contra o negro que persiste nos dias atuais.

“Em pleno 2017, depois de 300 anos de escravidão, ainda existe esse preconceito inconcebível em que alguns teimam em ter e povoar suas cabeças”, bradou Soares. Já a prefeita falou sobre a beleza de cada pessoa, independente da cor de sua pele. “Cada ser tem que ser o que é. Se sou branca, amarela, negra, eu tenho que ser linda branca, amarela e negra. Cada ser tem que representar a sua essência e é isso que queremos incentivar. A beleza de cada um está na alma”, disse Guilma em sua fala. Além do desfile, outras expressões artísticas e culturais foram pautadas pelo projeto, como uma exposição permanente de artes, uma mostra de cinema, apresentações de dança, capoeira e poesia.

A prefeita Guilma Soares acompanhou as atividades em homenagem ao mês da Consciência Negra | FOTO: Divulgação/Ascom |

O evento contou também com a participação especial das crianças beneficiadas pelo Projeto Municipal Cultura na Escola, coordenado pela professora Naina Chaves, e que tem como mentores os professores Cinthia Emanuela (canto), Elvis (Violão) e Michel (Percussão). “O Projeto foi criado agora na administração da prefeita Guilma Soares e em tão pouco tempo já mostra resultados, sendo as crianças muito aplaudidas durante as apresentações”, destacou Márcia Benevides. O Projeto Cultura na Escola foi criado no governo atual, idealizado por Guilma e Ivan, o maior incentivador da cultura local. O evento aconteceu no auditório do centro cultural e contou com a presença de pais de alunos, funcionários públicos e professores da Univasf.

Os participantes mostraram um pouco da cultura africana com roupas, penteados e coreografias, simbolizando a identidade negra. Durante toda a semana teve exposição de arte, com as esculturas do artista local Joniel Benevides e do Cine Clube, com o filme Cafundó, com o ator baiano Lázaro Ramos. Participaram do desfile Roselita Nogueira, Samara Neves, Augusto Neto, Alcicleia Bruno, Lucas Santos, Rafaela Rodrigues, Clebson Neves, Larissa Ramos, Clarisvan Aquino, Alessandra Silva, Naiara Oliveira, Edenilza Costa, Rogério Costa, Renata Rodrigues e Josevaldo Ferreira. Grupo de dança com Mateus, Samara e Laisa.

Jornal da Chapada

Veja galeria de imagens

1 / 16

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas