Ícone do site Jornal da Chapada

#Salvador: Cooperativa lança iogurte de licuri no Bahia Rural Contemporânea na Fenagro

capa
O lançamento aconteceu no Bahia Rural Contemporânea – que acontece no Parque de Exposição de Salvador | FOTO: Carla Ornelas/SDR |

O coquinho nativo do semiárido baiano, o licuri, ganhou nova forma e sabor com o trabalho da Cooperativa de Produção Agropecuária de Giló (Coopag), do município de Várzea Nova, Território Piemonte da Diamantina. É o Iogurte de Licuri, um dos produtos em lançamento no Bahia Rural Contemporânea – VIII Feira Baiana de Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária (Febafes), que acontece até 3 de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador, em Salvador, durante a 30ª Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro).

O evento, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), está montado em uma área de 10.890 metros, onde 270 expositores e 1.500 produtos de cooperativas e associações de todo os Territórios de Identidade do Estado, apresentam a riqueza produtiva do rural baiano. Além da novidade do Iogurte de Licuri, a Coopag lança também o Iogurte de Umbu e traz ainda outros produtos fabricados e produzidos no local, como polpa de frutas, néctar de frutas, queijos e manteiga.

De acordo com o presidente da cooperativa, Fred Jordão, a ideia de criar os novos produtos surgiu na feira do ano passado, quando teve a oportunidade de trocar experiências com outros agricultores: “Vimos uma cooperativa comercializando sorvete de licuri e pensamos que também podíamos aproveitar o fruto que dá no nosso quintal. Passamos quase cinco meses desenvolvendo a receita e hoje estamos lançando os novos iogurtes da Coopag”.

Para Fred Jordão, o apoio do Governo do Estado, principalmente na participação em feiras agropecuárias, vem ajudado a aumentar as vendas: “Estamos com novos desafios que é valorizar os produtos nobres do nosso sertão e a expectativa é que o público goste do nosso produto e que façamos ainda mais negócios do que o ano passado”. O visitante Rodrigo de Souza experimentou os novos sabores da Coopag e aprovou: “Muito saboroso. Ao mesmo tempo que são suaves trazem o gosto acentuado das frutas, além de ser um produto que enaltece a produção do local e traz as características do sabor regional”.

Outros lançamentos
Além dos iogurtes de Licuri e Umbu, o Bahia Rural Contemporânea traz outros produtos de destaque e inovadores como o Azeite de Licuri, Queijos e Doces de Leite de Cabra, Mel, Chocolates Gourmets, Cafés finos, Licuri Caramelizado, Cerveja de Umbu, Chopp de Mel de Cacau, Linguiça de Tilápia, Cozinha Show, Praça Gastronômica, Feira Tecnológica e muito mais.

Bahia Rural Contemporânea
É o maior evento de valorização e comercialização da agricultura familiar, economia solidária e reforma agrária do país, promovido pelo Governo do Estado, por meio da SDR, que apresenta ao público a diversidade cultural e o potencial produtivo do rural baiano.

O evento conta também com programação cultural, Feira de Artesanato, Praça Gastronômica e a Cozinha Show, onde renomados chefes de cozinha farão receitas com produtos que estarão expostos. O Bahia Rural Contemporânea se constitui ainda como um importante espaço de formação e capacitação dos participantes, por meio de cursos, palestras, oficinas, seminários e simpósios. As informações são SDR.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas