Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Agricultores de Nova Redenção e Andaraí recebem certificados do Cadastro Ambiental Rural

foto2
Agricultores chapadeiros com a prefeita de Nova Redenção, Guilma Soares | FOTO: Divulgação/Sema |

O governador Rui Costa, durante sua visita ao município de Andaraí, na Chapada Diamantina, na última quinta-feira (30), entregou, simbolicamente, aos agricultores familiares de Andaraí e Nova Redenção, 787 certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR-Cefir). A meta de cadastros para o dois municípios é de 837 imóveis rurais até quatro módulos fiscais, em um investimento total de R$120,6 mil. A prefeita de Nova Redenção, Guilma Soares, esteve na atividade e acompanhou a entrega.

A realização do CAR-Cefir é obrigatório, mas o governo do estado estabeleceu uma parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Fundo da Amazônia, e o cadastramento realizado no estado da Bahia é gratuito para o agricultor familiar.

No âmbito do Estado da Bahia, o governo vem ampliando o CAR, por meio do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir), incluindo mais informações para auxiliar a fiscalização e regularização ambiental em território baiano. A complementação do cadastro ambiental realizado pelo Cefir é realizado pela Sema e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em parceria com prefeituras e sindicatos.

O CAR é uma ferramenta pilar da política de regularização ambiental no Brasil, e foi instituído como registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, a fim de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, com o objetivo de compor uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento. Com informações da Sema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas