O Hospital Regional da Chapada, que será inaugurado às 16h desta sexta-feira (1º), recebe a visita de jornalistas de Salvador e do interior do estado nesta manhã. Os profissionais da imprensa estão conhecendo a estrutura da nova unidade de saúde acompanhados do governador Rui Costa, do secretário Fábio Vilas-Boas e de prefeitos da região. Um vídeo publicado no canal do Governo do Estado no YouTube (assista abaixo) apresenta em detalhes o hospital, que já inicia o atendimento ao público no próximo domingo (3).
A inauguração de hoje é a terceira grande entrega do Governo do Estado na área da saúde realizada em 15 dias. Nas últimas duas sextas (dias 17 e 24 de novembro), Rui entregou as policlínicas regionais de Teixeira de Freitas (extremo sul) e Guanambi (sudoeste). Até o final deste ano, entrarão em funcionamento as policlínicas de Irecê (centro norte) e de Jequié (centro sul), e ainda o Hospital da Costa do Cacau, em Ilhéus (sul). Além disso, na próxima segunda-feira (4), será assinada ordem de serviço para início das obras do Hospital Metropolitano que o governo vai construir em Lauro de Freitas (RMS).
Sobre o hospital
Com 101 leitos, sendo 10 de UTI, a primeira unidade de alta complexidade da região da Chapada Diamantina teve um investimento de R$58 milhões e será referência para 11 municípios, com atendimento de urgência e emergência 24 horas, centro de bioimagem e cirúrgico, além de ambulatório.
Conheça o Hospital da Chapada
O Hospital da Chapada terá perfil assistencial de hospital geral, capaz de ofertar ao usuário do SUS atendimento médico em urgência e emergência clínica, cirúrgica, pediátrica, traumato-ortopédica e psiquiátrica; internação hospitalar nas especialidades de clinica médica, cirúrgica e pediátrica, além de internação em unidade de terapia intensiva; atendimento ambulatorial mediante oferta de consultas especializadas e cirurgias ambulatoriais; procedimentos de diagnose e terapias (diagnóstico em patologia clinica, anatomo-patologia, imagem, métodos gráficos e métodos ópticos e hemoterapia), e demais serviços de apoio assistencial e administrativo.
A equipe será formada por 349 profissionais, entre eles, 80 médicos, 34 enfermeiros e 98 técnicos de enfermagem. Com o novo equipamento, a população da região da Chapada que precisa, por exemplo, de internamento em UTI não mais terá a necessidade de se deslocar para Irecê, Feira de Santana ou até mesmo Salvador. Os primeiros procedimentos já estão sendo agendadas na etapa de Seabra do Mutirão de Cirurgias.
Escola cultural
Após visita ao hospital, às 10h, Rui segue para o Centro Educacional de Seabra, na Avenida Franklin de Queiroz, no centro da cidade, onde lança o projeto Escolas Culturais. A iniciativa, que faz parte do Programa Educar para Transformar, tem o objetivo de promover o protagonismo estudantil, além de reconhecer e requalificar a escola como um espaço de circulação e produção da diversidade cultural. No período da tarde, às 16h, o governador retorna ao Hospital Regional da Chapada para o ato de inauguração.
Confira o vídeo 1
Confira o vídeo 2
Confira o vídeo 3