Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Primeira-dama de Itaberaba participa de evento de adesão ao programa ‘Mais Infância’

foto
O encerramento das atividades do programa em 2017 lotou o auditório do Senai Cimatec em Salvador. Na imagem, as primeiras-damas de Itaberaba e da Bahia, Suzana Mathias e Aline Peixoto, respectivamente | FOTO: Montagem do JC |

A primeira-dama do município de Itaberaba, na Chapada Diamantina, Suzana Mathias, foi uma das convidadas do evento de adesão ao programa ‘Mais Infância’, iniciativa das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), presidida pela primeira-dama do estado Aline Peixoto. O encontro aconteceu na segunda e terça-feira e ainda reuniu mulheres militantes do setor social de diferentes municípios baianos. Mathias é secretária de Ação Social e representou a gestão do prefeito e esposo Ricardo Mascarenhas (PSB).

“Tive o prazer de representar Itaberaba no belíssimo evento da anfitriã Aline Peixoto. O Encontro de Mulheres Solidárias é beneficente, e essa é a segunda edição de sucesso. Como secretária de Ação Social de nosso município, foi muito produtivo trocar ideias com tantas mulheres militantes do social, e também adquirir conhecimento. Itaberaba enfrenta a crise, como os 416 municípios baianos, com dificuldade, mas guerreando!”, salienta Suzana Mathias, em rede social.

Encerramento das atividades em 2017 e previsão para 2018
O encerramento das atividades do Programa ‘Mais Infância’, em 2017, lotou o auditório do Senai Cimatec, em Salvador, nesta terça (5). Entre primeiras-damas municipais, gestores municipais e educadores, cerca de mil pessoas se uniram à primeira-dama da Bahia Aline Peixoto, durante o 1º Seminário Estadual do Mais Infância, para discutir as ações realizadas neste ano e também as que serão implementadas em 2018, fortalecendo a rede de proteção à criança no estado.

“Sempre tive a vontade de desenvolver um projeto para as crianças, que são o futuro do país. Uma das dificuldades era a manutenção do programa. Então, nós pegamos o Palácio da Aclamação e, com o dinheiro obtido com o cerimonial, vamos reformar diversas creches na Bahia e capacitar um monte de professores”, afirmou Aline. A presidente das VSBA ainda destacou a convocação das primeiras-damas municipais para a participação no programa.

“Ontem [segunda-feira, 4], a gente chamou todas as primeiras-damas da Bahia. Eu mostrei a parte social, a parte do coração, e hoje elas conheceram a parte técnica do Mais Infância. As Voluntárias Sociais não conseguem fazer nada sozinhas. Por isso, nós precisamos da ajuda delas”. Segundo o coordenador do Mais Infância, Manoel Calazans, durante o ano, a capacitação dos educadores de creches da primeira infância envolveu nove encontros.

“Hoje é o encerramento da etapa 2017. Nós envolvemos 208 creches de Salvador, mais de 450 professores participaram da formação. Esse é um grande evento para sensibilizar a sociedade baiana sobre a importância de se cuidar da infância de zero a 5 anos”. Calazans acrescentou que “a gente quer criar essa rede de sociedade e chamar a atenção dos prefeitos, prefeitas e primeiras-damas para a importância desse cuidado com a infância”. Jornal da Chapada com informações do governo da Bahia.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas