Ícone do site Jornal da Chapada

#Fotos: Monitoramento na Chapada Diamantina surpreende com imagens de animais selvagens

animais
Existem 12 câmeras instaladas no Parque Nacional da Chapada Diamantina fazendo o monitoramento da fauna | FOTO: Cezar Neubert Gonçalves/Parna |

Jaguatirica, suçuarana, gato-do-mato, tatu-de-nove-cintas, veado catingueiro, iraras, aves e répteis. Esses foram alguns dos animais identificados em imagens de monitoramento do Parque Nacional da Chapada Diamantina (Parna). As fotos foram publicadas nesta quarta-feira (3) nas redes sociais do órgão administrador do Parna, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

“O resultado da última checagem do monitoramento da fauna foi surpreendente! Realizado por meio de armadilhas fotográficas, atualmente, existem 12 câmeras instaladas em locais estratégicos do Parque Nacional da Chapada Diamantina, que permanecem nos locais durante seis meses, em média. A perspectiva é que ainda no início desde ano sejam colocadas mais, chegando a 20 no total”, aponta texto publicado em redes.

Confira as imagens divulgadas pelo ICMBio

1 / 10

Ainda conforme as informações, as estrelas das imagens foram as iraras (Eira Barbara), que estão presentes em praticamente todos os sítios. “Já a onça fotografada é enorme, estimada em 91 centímetros de altura, limite máximo a qual uma suçuarana [Puma Concolor] pode chegar”, salienta os administradores do Parna.

Foram fotografados ainda outros mamíferos, como a jaguatirica (Leopardus Pardalis), o gato-do-mato (Leopardus Tigrinus), o quati (Nasua Nasua), o veado catingueiro (Mazama Guazoubira) e o tatu-de-nove-cintas (Dasypus Novemcinctus). “Muitas aves e alguns répteis também foram clicados, mas ainda estão sendo identificados”, avisa a nota do ICMBio.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas