Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Reconstrução administrativa de Nova Redenção levou benefícios para cidadãos em 2017

capa
A prefeita Guilma Soares segue com ações para colocar Nova Redenção de volta aos trilhos do desenvolvimento | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

Os cidadãos de Nova Redenção, na Chapada Diamantina, puderam comprovar as ações do ‘Governo da Reconstrução’, da prefeita Guilma Soares (PT), para melhorar o dia a dia no município. A Secretaria de Infraestrutura, por exemplo, foi passada a limpo nos primeiros dias de 2017, momento em que foi confirmada a falta de equipamentos para realização de trabalhos importantes. A limpeza pública foi a primeira preocupação da administração. A estrada do lixão foi recuperada, foram retiradas dezenas de caçambas de lixo das ruas, e feita a limpeza e pinturas das praças da cidade. Foi realizada também a recuperação e manutenção de esgotos em diversas avenidas e ruas.

A equipe conseguiu identificar pontos abandonados pela antiga gestão, como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), o cemitério e praças. A iluminação pública também recebeu atenção especial nesse primeiro ano do Governo de Guilma Soares. Vias receberam manutenção na iluminação, como é o caso das avenidas Andaraí, ACM, Paraguaçu, Sete de Setembro, Pedro Souza e Nascer do Sol, as ruas Anchieta, Getúlio Vargas, de Naina de Ninho, e localidades como Peruca, Campo Formoso, Adriano, dentre outras.

As escolas do Campo Formoso, Amazonas, Chapadão, Moreno, Beira Rio, Peruca, Santa Cruz, Calhau e Lapinha, na zona rural, e as Regina Senna e Jardim Encantado (sede, extensão e creche), da sede, foram reformadas. O Educandário Rômulo Galvão teve a recuperação de todo seu sistema elétrico, instalação de forro e ar-condicionado em todas as salas. As UBS’s da zona rural e da sede, a retaguarda e os prédios da Secretaria de Saúde e de outras secretarias foram reformadas, bem como a sede da prefeitura, o estádio Carecão, o Centro Cultural, estradas de acesso à comunidades, o Cras e o cemitério.

Veja mais fotos de ações

1 / 14

Reconstrução
Para que essas reformas fossem possíveis outra atuação foi imprescindível. A da Secretaria de Transportes. Os veículos municipais, como escavadeiras, ônibus escolares, caçambas e carros-pipa, deixados pela gestão anterior estavam em péssimo estado e precisaram de reformas gerais. Foram encontradas máquinas com motores sem funcionar, sem freios, faltando pneus, ou com pneus desgastados, embreagens ruins, dentre outros problemas. Havia duas ambulâncias batidas, três quebradas e uma tipo van com a suspensão quebrada e os quatro pneus carecas.

Uma picape pequena, que estava desaparecida, foi encontrada sem motor e pneus. Este último caso está na Justiça. Apesar das dificuldades encontradas, a gestão municipal conseguiu levar para Nova Redenção três carros e uma ambulância para a Secretaria de Saúde, além de outros dois veículos, um para a Secretaria de Assistência Social, e um para a Vigilância Epidemiológica. A expectativa é que em breve mais quatro veículos sejam entregues à frota. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas