Ícone do site Jornal da Chapada

Suíca defende inocência de Lula e sinaliza que vai apoiar Wagner para o Senado

suica
O vereador Luiz Carlos Suíca e o secretário de Desenvolvimento Econômico Jaques Wagner durante encontro do MST | FOTO: Divulgação |

O vereador e líder do PT na Câmara de Salvador, Luiz Carlos Suíca, voltou a defender a candidatura do ex-presidente Lula para presidente no pleito deste ano e sinalizou que vai trabalhar para que o atual secretário estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE), Jaques Wagner, seja um dos nomes na chapa majoritária para a reeleição de Rui Costa na Bahia. Suíca se pronunciou sobre o assunto no 30º Encontro Estadual do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra que começou, nesta quarta-feira (10), na capital baiana, com debates políticos sobre as conjunturas nacional e estadual e deve seguir assim até o domingo (14).

“Rui Costa terá um desafio em montar sua chapa majoritária com políticos de diferentes perfis e que mantenha a união da base aliada. É um problema bom, mas que cobrará muito jogo de cintura do governador, o que ele já demonstrou que tem. O PT não pode abrir mão de Wagner no Senado Federal. Vamos reeleger Rui com Wagner na chapa”, salienta o edil petista. Ao lado do secretário estadual e de outros políticos, como o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), o líder nacional do MST, João Pedro Stédile, e dirigentes nacionais e estaduais do movimento, Suíca também defendeu Lula e disse que vai reunir o Sindilimp ao MST e montar uma estratégia de vigília “para que o ex-presidente tenha força e supere mais essa fase de perseguição contra ele”.

Para Jaques Wagner, Lula é alvo de um processo de desconstrução e políticos de direita querem tirar o direito do petista ser candidato este ano. “Acho que está claro para a maioria da população brasileira que a venda nos olhos da justiça parece que tem um furo. Quando se trata do Lula toda rapidez e obsessão para condenar, quando se trata de outros, que eu prefiro não citar nome, mas todo mundo sabe, mesmo com provas contundentes – diferente do caso de Lula – eles fingem que não estão vendo e colocam na gaveta”, salienta o secretário de Rui Costa no encontro do MST em Salvador.

Entretanto, Wagner considera que essa ‘perseguição explícita’ acaba fazendo com que a população se aproxime mais de Lula. “[O povo] sente que não há uma verdade, há uma injustiça, uma tentativa de interditar a candidatura dele [Lula]. É como se os caras quisessem que a gente entrasse na disputa eleitoral sem o nosso melhor jogador, que é ele Lula, todo mundo sabe. Eu acho que a gente vai continuar nessa caminhada, ele está muito determinado, eu espero que o TRF4 recoloque as coisas no patamar da justiça, ou seja, sem prova não adianta fazer especulação, senão a sensação da população é que a gente vive numa terra sem lei”.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas