Ícone do site Jornal da Chapada

Bonfim: Suíca recebe o apoio de Gleisi Hoffmann para candidatura de deputado

suica
A senadora Gleisi Hoffmann com o vereador Luiz Carlos Suíca na Lavagem do Bonfim | FOTO: Divulgação |

A consolidação da candidatura a deputado estadual do vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) ganha um reforço de peso, nesta quinta-feira (11), durante a Lavagem do Bonfim. É que a presidente nacional do PT, a senadora Gleisi Hoffmann, ratificou sua fala durante o encontro estadual do MST, na última quarta (10), ao defender as candidaturas oriundas de movimentos sociais e sindicais em todo o país. Questionada sobre a importância de fortalecer o parlamento, seja na Câmara Federal ou nas Assembleias estaduais, a senadora disse que é preciso ter mais candidaturas que represente, de fato, o povo brasileiro, e deu o exemplo do deputado federal baiano Valmir Assunção (PT).

“Ele é um representante aqui da Bahia, do movimento social, do MST, mas nós precisamos ter mais ‘Valmis’, gente de todos os estados do Brasil representando o MST, porque o agronegócio tem, as bancadas que têm dinheiro também têm seus representantes. Na hora de votar um projeto, o olhar que prevalece é o do setor mais poderoso da sociedade”, diz Gleisi. Para Suíca, o apoio da senadora fortalece ainda mais o elo entre o partido e o MST na Bahia. “Estamos cientes de que o povo precisa de mais representantes para que as decisões tenham equilíbrio no parlamento”, frisa o edil soteropolitano.

A senadora petista ainda aponta outros caminhos para o fortalecimento da democracia e da disputa política. “Claro que o parlamento não pode ser a nossa única fonte de participação e de disputa, nós temos que fortalecer os movimentos sociais, a democracia direta, mas nós temos a representação parlamentar, então temos de nos organizar. Seria importante que a gente tivesse em cada estado brasileiro representantes de movimentos sociais específicos e aí fazer a disputa no parlamento de igual para igual”, completa.

Durante entrevista, Gleisi também defendeu o direito de Lula ser candidato e participou de diferentes agendas, inclusive inaugurando um comitê pró-Lula na capital baiana. Ela esteve também no encontro do MST e caminhou com a militância na Lavagem do Bonfim. “Estamos enfrentando as injustiças contra o ex-presidente Lula e denunciando essa forma de fazer justiça no Brasil. Eu espero sinceramente que o TRF4 dê a única sentença possível, que é inocentar o presidente Lula. Se for dentro do processo legal, é a única que eles podem tomar”.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas