Ícone do site Jornal da Chapada

Final de semana de tempo quente e com chuvas fracas em grande parte da Bahia

chuva
Sistema continua favorecendo para a formação de nebulosidade e ocorrência de chuvas em algumas áreas do Estado | FOTO: Arquivo/Daniel Publicidade |

As condições do tempo previstas para os próximos dias na Bahia, que também inclui o final de semana, ainda deverão ser influenciadas pelo Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Mesmo perdendo força, este sistema continua favorecendo para a formação de nebulosidade e ocorrência de chuvas em algumas áreas do Estado, a exemplo das regiões Oeste, São Francisco e Norte. Além disso, as temperaturas elevadas (com máximas podendo chegar aos 36°C) também deverão contribuir para intensificar essas chuvas em algumas localidades.

Vale lembrar que, o VCAN atua com mais frequência no Nordeste brasileiro durante a estação do verão. Este sistema consiste de um centro de baixa pressão nos altos níveis da atmosfera (em torno de 9 km de altura), onde intensifica os ventos descendentes (mais frios e secos), fluindo dos altos níveis para a superfície, resultando na redução da nebulosidade e das chuvas na sua região central. Por outro lado, em suas bordas, normalmente, se formam nuvens e chuvas, como as que estão previstas para o centro-oeste e norte da Bahia.

Leia também
Chuvas voltam a cair na Chapada Diamantina; Bahia segue com previsão de clima úmido

Para as regiões mais próximas ao litoral, como o Recôncavo, Nordeste e Sul, onde também há previsão de chuvas, quem deve influenciar com mais intensidade é a umidade vinda do Oceano Atlântico. Mesmo assim, as temperaturas continuam elevadas, com máximas variando de 32°C (na região Sul) a 36°C (no Nordeste), o que aumentam as chances de que essas chuvas ocorram. Nas demais regiões do Estado, o predomínio será de céu parcialmente nublado a claro, com poucas chances de chuvas.

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde não são esperadas grandes mudanças, a previsão continua sendo de tempo quente (com máximas de até 33°C) e com poucas chances de chuvas. Mesmo assim, durante a noite e nas primeiras horas da manhã não se descarta a possibilidade de ocorrer chuvas fracas. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas