O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), anunciou hoje, ao chegar para a Lavagem do Bonfim, que qualquer definição sobre se será candidato ao governo só virá em fins de março e início de abril, no limite do prazo para a decisão. Ele disse que, no entanto, já começou a fazer conversas e está observando o cenário e analisando o contexto. “Se eu sentir que é a vontade majoritária do povo baiano, serei feliz em ser candidato”, afirmou o prefeito, que classificou a disputa entre correligionários de seu grupo e do governador Rui Costa (PT) nas imediações da Igreja da Conceição, que provocou tumulto e empurra-empurra como normal.
“Quem elege não é claque, é o povo”, disse Neto, que chegou a dizer a jornalistas, antes da entrevista, que, “se Deus quiser”, este seria seu último ano como prefeito no tradicional cortejo. Rapidamente, todos os políticos que estavam ao seu redor passaram a dizer que ele será candidato ao governo contra o governador Rui Costa (PT). O prefeito também disse que pode ser candidato a presidente nacional do DEM. “É possível. Existem lideranças que querem que a gente assuma. Agora, essa é uma decisão que só vou tomar no final de janeiro, e início de fevereiro”.
O prefeito ACM Neto ao ser questionado sobre o sincretismo da lavagem, com as diversas manifestações culturais, contou que se sente orgulhoso em governar Salvador “em função desses ensinamentos”. “Como cidadão a gente já fica muito emocionado. É o momento da gente renovar a fé no Senhor do Bonfim, pedir proteção para essa terra, para nossa cidade e toda a Bahia. Essa é uma cidade única, que realiza um evento único como esse”, declarou.
ACM Neto afirmou que vai pedir ao Senhor do Bonfim, ao chegar na Colina Sagrada, em um dos maiores rituais de fé do povo baiano, que a cidade e o estado sejam ainda mais iluminados em 2018. “Vou pedir que o Senhor do Bonfim ofereça uma vida melhor ao povo, que toque no coração das pessoas porque elas precisam de mais esperança em um ano melhor. Que esse ano seja melhor do que os anteriores”,
O prefeito lembrou do investimento da gestão municipal tanto na requalificação da Colina Sagrada quanto na implantação do Caminho da Fé, ligando os santuários de Irmã Dulce à Igreja do Bonfim. Os investimentos foram anunciados ontem em solenidade no Largo do Bonfim. “Vamos mudar inteiramente o patamar visual e urbanístico dessa parte da cidade, investindo no turismo religioso e valorizando ainda mais a fé dos baianos”. Do Política Livre com informações da Secom.