Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Lençóis terá curso de Saboaria Natural; oportunidade para criar novo negócio

capa
As vagas são limitadas e, em Lençóis, esta será a segunda edição do curso | FOTO: Divulgação/Lucas Miranda e Fábio Esteves |

Com o objetivo de valorizar a arte da saboaria natural, estimulando a fabricação e o consumo de produtos sustentáveis, Sílvia Martins (doutora em fitoquímica) e Paula Biral (engenheira ambiental) criaram, há quase quatro anos, a marca NaturSense. Apesar das origens distantes (Portugal e São Paulo), o destino falou mais alto e deu um empurrãozinho para que as duas se conhecessem na cidade de Lençóis, na Chapada Diamantina. Desde então, inspiração não faltou para a concretização da ideia que, de projeto profissional, transformou-se em verdadeira fonte de vida. “A realização deste curso pode representar o início de uma renda extra ou oportunidade para criar novo negócio”, comenta Sílvia.

“Adquirir e vivenciar o conhecimento necessário para produzir os próprios sabonetes traz uma sensação incrível de empoderamento, de valorização do artesanal, além da conscientização de como nos cuidar e proteger”, acrescenta Paula. Ano passado, as sócias estiveram em Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira, para realizar a mesma formação com um grupo de mulheres. Em Lençóis, será a segunda edição, em 24 de fevereiro. Ainda há oportunidades em Recife, João Pessoa e até em Portugal. O conteúdo programático abrange a apresentação de equipamentos, técnicas de segurança e higiene, matérias-primas e aditivos naturais ao processo de produção de sabão a frio, com breve introdução à aromaterapia e demonstração prática, incluindo corte e embalagem.

1 / 7

Em terras diamantinas
Em junho de 2017, após três anos de produção em casa, com vendas pela internet através de parcerias e do site www.natursense.com.br, Sílvia e Paula inauguraram sua loja física em Lençóis, espaço não apenas destinado à fabricação e comercialização, mas, também, à realização de cursos, eventos e oficinas, sobretudo no campo das terapias alternativas, cosmética e culinária naturais. Neste cantinho especial, elas cultivam ervas medicinais e planejam uma horta orgânica para colorir ainda mais o ambiente, em seu estilo rústico e acolhedor.

Filosofia
Integrando em suas fórmulas diferentes tipos de plantas, bem como flores e sementes, os produtos da NaturSense são biodegradáveis, não contendo conservantes sintéticos ou derivados de petróleo. Seus sabonetes possuem equilíbrio nas principais propriedades (dureza, limpeza, condicionamento, espuma e cremosidade), essenciais para uma pele saudável. Também não são testados em animais, priorizando o uso de matéria-prima regional e orgânica, devidamente certificada, o que contribui para a sustentabilidade ambiental. Além de sabonetes, integram o acervo da marca óleos medicinais, pomadas, hidratante labial, desodorante e repelente naturais, sachê de ervas para banho, escalda-pés e saboneteiras de cerâmica. As informações são de assessoria.

Serviço
Curso de Saboaria Natural
Duração: 8h, das 9h às 13h e das 14h às 18h
– Lençóis/BA: 24 de fevereiro e 21 de abril
– Recife/PE: 10 de março
– João Pessoa/PB: 17 de março
– Portugal: maio e junho
Vagas limitadas: máximo de 10 participantes
Investimento: R$ 380 – com certificado de participação, apostila digital e kit NaturSense + 2 coffee breaks
Conteúdo Geral e detalhes para inscrição (clique aqui)

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas