Ícone do site Jornal da Chapada

Presidente de brigada pede mais segurança para turistas na Chapada Diamantina: “Evitaria mortes”

foto45
Homero Vieira salienta que acidentes ocorrem, mas que é preciso que existam normas de segurança e responsabilidade para que sejam evitados | FOTO: Montagem do JC |

O presidente da brigada voluntária Combatentes de Incêndios Florestais de Andaraí (Cifa), Homero Vieira, pediu mais segurança para turistas e moradores da região que visitam pontos de banhos na Chapada Diamantina. Em contato com o Jornal da Chapada nesta terça-feira (23), o brigadista lamentou o afogamento de duas crianças em balneário do Rio Paraguaçu e falou em descaso e desrespeito com o cidadão por parte dos órgãos públicos. Para Homero, o fato de se ter salva-vidas em pontos de forte turismo já “evitaria mortes” e daria mais estrutura e segurança para os banhistas.

“Esse descaso e desrespeito são partes básicas do sistema político brasileiro. Uma educação sem qualidade, saúde pública jogada no lixo, saneamento básico inexistente. A preocupação é tão somente em colocar na mídia, sem ética, relatórios inventados. Fica difícil saber onde devemos reivindicar tantos direitos básicos. Nos últimos anos, ocorreram várias mortes de turistas na Chapada Diamantina. Fato que para muitos deve ser escondido sobre o pretexto de não amedrontar mais turistas. Para mim, devemos enfrentar os problemas de frente, procurando melhorar sempre a segurança dos turistas. Precisamos que a União, o Estado e os Municípios estabeleçam normas de segurança, fiscalizações, informações, colocando salva-vidas e/ou guardas nos locais mais visitados”, destaca Vieira.

Homero ainda salienta que acidentes ocorrem, mas que é preciso que existam normas de segurança e responsabilidade. “Quem vende um produto tem que ser responsável pela segurança do seu produto. As brigadas, bombeiros civis, associações muitas vezes são os primeiros a serem acionados e é preciso que estes heróis sejam reconhecidos pelos seus serviços prestados e que recebam apoio dos municípios, Estado e União para que possam melhor desempenhar as atividades que já executam”, completa o presidente da Cifa. Para quem não sabe, Vieira é um dos defensores do meio ambiente na região e um brigadista que atua há mais de 30 anos na região chapadeira, combatendo fogo.

Jornal da Chapada

Leia também
Chapada: Duas crianças morrem afogadas em balneário do Rio Paraguaçu em Andaraí
Chapada: Turista escorrega, bate a cabeça e morre na Cachoeira do Roncador na região de Andaraí

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas