Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Rui Costa compara Lula a Vargas e diz que “o PT insistirá na candidatura” do ex-presidente

rui
O governador comparou o petista, condenado na semana passada no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), ao ex-presidente Getúlio Vargas | FOTO: Divulgação |

O governador Rui Costa (PT) foi questionado esta semana sobre a possibilidade iminente de o ex-ministro Jaques Wagner (PT) ser a principal opção do PT na disputa ao Palácio do Planalto. O governador afirmou que esse cenário só poderá ser discutido após o registro da candidatura do ex-presidente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Se esse debate ocorrer, será pelo extremo da perseguição durante a campanha. O registro eleitoral será solicitado só no dia 15 de agosto. Só a partir daí é que vai ter [Lula] que ser notificado, vai a julgamento no TSE, e nisso a campanha já vai estar em andamento. Na minha opinião, o Lula será candidato e, ao longo da campanha, ou posterior à campanha, será julgado pelo TSE. Aí as opções vão ser jurídicas ao longo da campanha. Mas até lá, na minha opinião, será o nome de Lula o de candidato a presidente”, analisou, durante evento que celebrou um ano do Programa Primeiro Emprego, no auditório do Senai Cimatec, em Salvador.

No início da semana, a senadora Gleisi Hoffmann (PT) deu uma entrevista ao jornal Folha de S. Paulo negando que Jaques Wagner e Fernando Haddad são pré-candidatos ocultos à Presidência pelo PT. “Isso quem coloca são vocês, da mídia. Dentro do PT não existe nenhuma discussão sobre isso, posso te assegurar. Lula é o nosso candidato”, afirmou a presidente nacional da legenda. O governador Rui Costa (PT) também voltou a defender o ex-presidente Lula (PT). Para o chefe do Palácio de Ondina, Lula está sendo alvo de uma perseguição nunca vista antes na história do Brasil e semelhante à da época da ditadura.

Ele ainda comparou o petista, condenado na semana passada no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), ao ex-presidente Getúlio Vargas. “Só com Getúlio Vargas, mas nada parecido com o que estão fazendo com o ex-presidente. Isso, na minha opinião, só vai aumentando o sentimento do povo de que ele está sendo perseguido, sendo vítima, eu diria, daqueles que não querem dar oportunidade para a maioria do povo brasileiro. Esse é o sentimento. Isso vai ficar mais claro durante o período eleitoral. Todos aqueles que foram pegos recebendo mala e com gastos em cartão de crédito, ou a maioria deles, contra quem que se tem prova material, serão candidatos esse ano”, afirmou o gestor estadual. Da Tribuna da Bahia.

Leia também
#DataFolha: Lula mesmo condenado segue líder em pesquisa; Bolsonaro assume liderança sem o petista

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas