Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Prefeito de Salvador ACM Neto reafirma pré-candidatura de Maia à Presidência

neto
Neto criticou a pesquisa do Datafolha que mostra Maia e o ex-ministro Jaques Wagner tecnicamente empatados | FOTO: Divulgação/Max Haack |

O prefeito ACM Neto (DEM) voltou a afirmar que o nome do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ganha força como nome do partido para disputar a Presidência da República. O gestor soteropolitano conversou com os jornalistas, na última quinta (1), durante cerimônia de posse da nova Mesa Diretora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), que assume o biênio 2018-2020. “Nós estamos internamente discutindo a candidatura de Rodrigo. Existe um desejo do partido de avançar nessa pré-candidatura. É uma coisa interessante, porque Rodrigo é um dos nomes que têm menor rejeição”, disse. O democrata baiano é a segunda opção da legenda para a corrida presidencial deste ano e, recentemente, foi cogitado como possível vice na chapa de Geraldo Alckmin (PSDB).

Ainda na entrevista, Neto criticou a pesquisa do Datafolha que mostra Maia e o ex-ministro Jaques Wagner tecnicamente empatados. “Ele só foi testado em um cenário, com mais de 15 candidatos, diferente do ex-governador, que foi testado em vários cenários e tem um nível de conhecimento muito maior do que Rodrigo”, avaliou. O democrata disse que, embora seja cedo para fazer previsões sobre as eleições de 2018, a candidatura do ex-presidente Lula ficou inviabilizada após o petista ter sido condenado em segunda instância no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). “Me parece que vai se formando um consenso de que o ex-presidente Lula não poderá de fato ser candidato e o PT vai ter que buscar um caminho para substitui-lo”, cravou.

“Acho que o jogo está apenas começando. É muito cedo para você fazer um prognóstico definitivo sobre como vai ficar o quadro eleitoral”, ponderou. Vale registrar que, nos bastidores, circula a informação de que Rodrigo Maia estaria envolvido nas articulações em âmbito nacional para que o PP deixe a base do petista e comece a apoiar o prefeito de Salvador na campanha estadual. De acordo com o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, Maia pediu a Ciro Nogueira, presidente nacional do Partido Progressista, que costure o apoio da legenda, presidida na Bahia pelo vice-governador João Leão, a Neto.

O presidente do DEM na Bahia, José Carlos Aleluia, disse nesta semana que ainda não sabe informar qual será o futuro da legenda nas eleições de 2018. O deputado federal aguarda um posicionamento oficial do prefeito a respeito de sua possível candidatura ao Governo da Bahia. Indagado pela Tribuna sobre as possíveis alianças da chapa, o parlamentar tergiversou: “Ainda não há nada definido. Temos que primeiro decidir se ele será candidato ou não. Se o prefeito ACM Neto decidir ser candidato, ele será candidato. A coligação é muito ampla, mas ele disse que tomará a decisão depois do Carnaval”. As informações são da Tribuna da Bahia.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas