Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Comunidade rural de Itororó relatou tremor de terra; especialistas comentam caso

rural
Um vídeo gravado em lan house de Rio do Meio e divulgado nas redes sociais na segunda registra o momento de um dos estrondos | FOTO: Divulgação |

Um tremor de terra de baixa magnitude, sentido por três vezes na manhã do último domingo (4), deixou assustada a população de uma comunidade rural de Itororó, cidade do Sul do estado. O fenômeno ocorreu no povoado de Rio do Meio, onde moradores disseram ter ouvido um barulho abafado vindo de dentro da terra às 6h30, 10h30 e às 11h20. Um vídeo gravado numa lan house de Rio do Meio e divulgado nas redes sociais na segunda-feira (5) registra o momento de um dos estrondos, que chega a chamar a atenção dos garotos que estão no local, mas de forma tímida.

O barulho é perceptível no vídeo apenas usando-se um fone de ouvido. Especialistas em sismologia disseram que o tremor deva ter sido sentido no máximo a 10 quilômetros de Rio do Meio. No povoado não foram registrados danos materiais, como rachaduras em casas, apenas o medo natural devido ao ocorrido. O assunto, no entanto, dominou o domingo na pacata cidade de 21 mil habitantes. “Aqui está todo mundo assustado com isso, nunca vimos algo do tipo por aqui”, disse o comerciante Leandro Santana, morador de Rio do Meio.

Devido à baixa magnitude do fenômeno, as estações de sismologia da Rede Sismográfica Brasileira (RSBr), cuja estação mais próxima fica a 450 quilômetros de Itororó, não registraram em quanto o tremor atingiu na escala Richter, usada para quantificar a magnitude de um sismo, que vai de um simples tremor de terra a um terremoto. O pesquisador informou que a estação mais próxima de Itororó fica na divisa da Bahia com o Espírito Santo, “então provavelmente esse tremor foi de menos de 2.5 na escala Richter”.

“Caso contrário, a estação teria registrado”, continua. “Mas é bem possível que ele tenha ocorrido porque não há registros de grandes obras na área ou outros testes de explosão que estavam previstos para este domingo”, completou o pesquisador. A superintendência na Bahia da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, empresa federal também conhecida como Serviço Geológico do Brasil e ligada à RSBr, informou que “para definir possíveis causas dos abalos registrados na região de Itororó seria necessário deslocar uma equipe a campo”.

“Existem muitos abalos que tem baixa magnitude, inferiores a três graus na escala Richter, que ocorrem diariamente em várias regiões do Brasil, muitos associados, por exemplo, a acomodação de terrenos, movimentos ao longo de antigas falhas geológicas, quedas de pequenos meteoros”, ele comentou. Como fenômenos de baixa magnitude não são registrados oficialmente, não se pode afirmar que esse é o primeiro caso registrado na Bahia. As informações são do Correio.

Veja vídeo divulgado

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas