Ícone do site Jornal da Chapada

Carnaval na Chapada Diamantina depois das chuvas deve atrair turistas de todo o mundo; veja vídeos

capa
As imagens exibem as cachoeiras do Córrego de Pedras e da Piabinha em Mucugê com volume grande de água da chuva | FOTO: Montagem do JC/Klayson Santana |

Em dúvida para onde ir no feriadão de carnaval? Então lembre-se que choveu na região da Chapada Diamantina e os rios e cachoeiras estão cheios de água, deixando a viagem para municípios como uma das melhores pedidas para curtir o recesso momesco. Vídeos enviados para Jornal da Chapada e que ganharam repercussão nas redes sociais mostram pontos turísticos como muita gente nunca viu antes. As fortes chuvas amenizaram a seca em zonas rurais dos municípios e renovaram as águas de rios e auxiliaram no crescimento do volume de barragem que abastece, por exemplo, cidade do sudoeste baiano (veja aqui).

De acordo com o presidente dos Combatentes de Incêndios Florestais de Andaraí (Cifa), Homero Vieira, as chuvas continuam na região durante este final de semana, embora com menos intensidade e isoladas. “Tem que chover muito para encher os rios subterrâneos que perderam mais de 75% do seu volume, mas ajudou a amenizar o período de seca. Incêndios estão descartados nesse período, o caminho está aberto para o lazer na região”, salienta. Vieira diz que é preciso chover mais. “Em menos de uma semana tudo estará seco”, completa.

Leia também
#Ibicoara: Cachoeira do Buracão com grande volume de água é flagrada em vídeo; veja aqui
Chapada: Volume da Cachoeira do Ferro Doido deixa turistas boquiabertos em Morro do Chapéu
#Carnaval: Festa momesca pode ser curtida de várias formas na Chapada Diamantina

Choveu na Chapada Diamantina quase toda. Da ponta sul ao norte, nos dois circuitos, o do ouro e o do diamante. Então, os rios e cachoeiras estão cheios em todos os pontos da região chapadeira. Além de ser um momento único para presenciar espetáculos da natureza, o período de chuvas também requer atenção e muito cuidado. Por isso é recomendado sempre procurar um guia credenciado para conduzir e ter uma trilha segura e com informações precisas sobre cada ponto turístico.

As fontes procuradas pelo Jornal da Chapada comprovam que as chuvas encheram os rios e que as cachoeiras estão bombando de água. “Sim, choveu no Vale do Pati e no Vale do Capão está tudo cheio”, disse o guia Klayson Santana, da Associação de Condutores de Visitante de Mucugê (ACVM). “Choveu muito por aqui e ainda continua chovendo”, completa. Nos vídeos enviados ao site têm imagens do Rio Roncador, em Andaraí, além da cachoeira do Buracão, em Ibicoara, completamente diferentes com a força das águas. Tem também, as cachoeiras da Matinha, Fumacinha e Piabinha, em Mucugê. Confira as imagens e venha para a Chapada Diamantina!

Leia também
Chapada: Cachoeira da Fumaça mostra a beleza de suas águas ‘correndo’ ao contrário
Chapada: Lajedinho volta a registrar alagamento depois de fortes chuvas na região; veja vídeo
Chapada: Chuva anima população e expectativa é que supra necessidade de abastecimento dos municípios

Jornal da Chapada

Rio Roncador em Andaraí

Vídeo do Buracão em Ibicoara

Cachoeira da Piabinha por cima em Mucugê

Cachoeira da Matinha em Mucugê

Cachoeira da Fumacinha por cima ou Cachoeira do Riachão

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas