Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Brigadistas contêm fogo que atingiu vegetação próxima ao Vale do Pati; veja fotos

foto
As chamas contidas pelos brigadistas atingiram vegetação do Gerais do Rio Preto em região próxima ao Vale do Pati, entre Andaraí e Mucugê | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

Um incêndio florestal que atingiu vegetação do Gerais do Rio Preto em região próxima ao Vale do Pati, na Chapada Diamantina, foi controlado por brigadistas da Brigada VLT de Mucugê e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). De acordo com informações passadas ao Jornal da Chapada pelo guia Augusto Franchi, o fogo foi da última quarta (21) para quinta (22) e contou com cinco voluntários de Mucugê e quatro de Palmeiras no combate. O ICMBio, órgão gestor do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD), disponibilizou drone e cuidou da logística e da alimentação do grupo que conteve as chamas.

“Foi um fogo muito preocupante porque ameaçou região próxima ao Vale do Pati e a área intangível dos Palmitos – que fica entre o Pati [Andaraí] e o município de Mucugê [dentro do PNCD]. No primeiro dia andamos 26 quilômetros de Mucugê até a Toca do Gavião e, no segundo dia, andamos sete quilômetros para poder sair da serra do Gavião até os Aleixos. Foi muita caminhada e graças à brigada voluntária o fogo foi contido”, informa o guia ao Jornal da Chapada. As brigadas voluntárias da região chapadeira seguem atentas a qualquer sinal de fumaça para proteger a fauna, a flora e manter a diversidade da Chapada Diamantina preservada.

Jornal da Chapada

Veja mais imagens da ação

1 / 8

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas