Ícone do site Jornal da Chapada

Oposição diz que investigações de superfaturamento na Fonte Nova atingem diretamente governos petistas na Bahia

oposição
Deputados da Bancada de Oposição na Assembleia lembrarem que o governador Rui Costa era o principal auxiliar da gestão de Wagner | FOTO: Divulgação |

As investigações da Polícia Federal sobre a suspeita de superfaturamento nas obras da Arena Fonte Nova, durante a administração do ex-governador do estado, Jaques Wagner (PT) deram o tom dos discursos no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia na tarde da última segunda (26). Deputados da Bancada de Oposição na Casa frisaram que a Operação da Polícia Federal atinge de forma direta os governos petistas na Bahia ao lembrarem que o governador Rui Costa (PT) era o principal auxiliar da gestão de Wagner, sendo secretário da Casa Civil à época da construção do estádio. Eles também enfatizaram o volume de dinheiro atribuído ao suposto esquema e abriram a possibilidade de requerimento de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para esclarecimento dos fatos.

Para os oposicionistas, o governador Rui Costa (PT) e seus aliados erraram ao alegarem que as investigações seriam perseguições políticas articuladas com a mídia e a Polícia Federal. Nessa linha, o deputado Luciano Ribeiro disse que “o governador sem poder se defender dos fatos, já que o seu governo também sai atingido, atribui as investigações a uma orquestração da mídia com a PF, numa falta de bom senso, sem limites”. O deputado Hildécio Meireles (MDB) destacou que os termos do contrato de concessão deixam claro que houve indícios de irregularidades na construção da Arena Fonte Nova, inclusive com aditivos e reajustes de preços, além da obrigação dodo estado em repassar R$140 milhões por ano para o consórcio, até hoje.

O entendimento dos oposicionistas é que o governo poderia ter optado por outro modo de contrato mais transparente, que não desse vazão a tantas irregularidades. Todos lembraram que relatórios do TCU e TCE já apontavam alguns pontos errôneos no projeto, como precariedade na motivação administrativa quanto ao modelo adotado; prazo de concessão da PPP demasiadamente elástico, valor superestimado da Contraprestação Pública e falhas na estimativa de custos e despesas da PPP durante a fase pré-operacional, além de precariedade da estimativa do custo global da obra. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas