Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Ufba terá disciplina sobre ‘Golpe de 2016’ em retaliação à atitude do MEC

urfba
Vinte e dois professores da área de Humanas da instituição de ensino superior baiana se juntaram para ministrar a disciplina | FOTO: Reprodução/Portal Gazeta |

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) oferecerá a disciplina ‘Tópicos Especiais em História: O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil’, após o Ministério da Educação (MEC) tentar excluir da oferta do curso de Ciências Políticas da Universidade de Brasília (UNB) uma disciplina de igual nome. Vinte e dois professores da área de Humanas da instituição de ensino superior baiana se juntaram para ministrar a disciplina, através do Departamento de História (FFCH-UFBA).

A matéria FCH 436 – Tópicos Especiais em História – no nome do prof. Carlos Zacarias, será disponibilizada às quintas-feiras à tarde, de forma eletiva para todos os departamentos e pós-graduações da UFBA. Segundo a nota enviada pelo grupo de professores de História, Sociologia, Economia, Psicologia, Educação, Estudos de gênero, Ciência Política e Direito, a matéria está aberta ao público em geral, que poderá cursá-la como ouvinte.

Segundo a equipe de docentes a disciplina tem três objetivos complementares. Entender os elementos de fragilidade do sistema político brasileiro que permitiram a ruptura democrática de maio e agosto de 2016, com a deposição da presidente Dilma Rousseff.

Analisar o governo presidido por Michel Temer e investigar o que sua agenda de retrocesso nos direitos e restrição às liberdades diz sobre a relação entre as desigualdades sociais e o sistema político no Brasil. E perscrutar os desdobramentos da crise em curso e as possibilidades de reforço da resistência popular e de restabelecimento do Estado de direito e da democracia política no Brasil. Jornal da Chapada com informações do Bahia Notícias.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas