Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Prefeitura de Itaberaba adquire equipamento de Raio-X para a UPA 24h

capa3
O aparelho foi comprado a pedido do prefeito Ricardo Mascarenhas, durante o plano de mudança da Urgência e Emergência do Hospital Geral de Itaberaba | FOTO: Divulgação/Ascom |

Mesmo diante de um momento economicamente desfavorável para as gestões municipais brasileiras, principalmente as nordestinas, a gestão municipal ‘Cidade de Todos’, em Itaberaba, na Chapada Diamantina, tem conseguido levar melhorias para a infra-estrutura do município. Desta vez, a prefeitura adquiriu, com recursos próprios, um aparelho de Raio-X para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h). Embora não faça parte da lista com as exigências mínimas de equipamentos necessários para o funcionamento de UPAs, o aparelho foi comprado a pedido do prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB), durante o plano de mudança da Urgência e Emergência do Hospital Geral de Itaberaba (HGI) para a UPA 24h, com o objetivo de melhorar o serviço.

Os usuários da UPA 24h contarão, agora, com um conjunto radiológico de alta frequência desenvolvido com tecnologia nacional. Suas qualidades proporcionam ao usuário e ao operador maior conforto, eficácia e segurança. Possui configurações para fornecer imagens radiológicas tanto em sistema analógico como em sistema digital. O equipamento já se encontra na UPA 24h de Itaberaba e sua instalação deve acontecer nos próximos dias, posto que havia uma pendência com relação à adequação da rede elétrica interna, que já foi resolvida. Agora, fica a cargo da concessionária do serviço de energia (Coelba) disponibilizar a energia elétrica para a Unidade.

Para Karina Trabuco, coordenadora da UPA 24h de Itaberaba, a chegada do equipamento irá aperfeiçoar o atendimento, melhorando a qualidade do serviço que passará a ser ofertado com mais agilidade e conforto aos usuários. “Recebemos muitos pacientes vítimas de acidentes e, nesses casos, ter o equipamento por perto pode fazer toda a diferença no diagnóstico”, observou Karina. Segundo ela, a compra do equipamento contou com participação direta do prefeito Ricardo. “Quando houve a decisão da gestão em mudar o serviço de Emergência do HGI aqui para a UPA, o prefeito pensou em uma forma de a gente otimizar o serviço da UPA com a compra de seu próprio aparelho de Raio-X”, disse a coordenadora. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas