Chapada: Aparelho de Raio-X entregue pela prefeitura de Itaberaba para UPA 24h já está funcionando

Postado em jul 11 2018 - 7:54pm por Jornal da Chapada
capa

O aparelho de Raio-X adquirido com recursos próprios começou a realizar os primeiro exames na última terça-feira após solenidade discreta de funcionários do setor de saúde | FOTO: Divulgação/Secom |

A prefeitura municipal de Itaberaba, na Chapada Diamantina, entregou o equipamento de Raio-X para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas dando sequência às ações da gestão ‘Cidade de Todos’, do prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB) no setor de saúde. Com a máquina, o município amplia o acesso à saúde pública e de qualidade, além do conforto e segurança no atendimento, que a Unidade já oferece. Agora, os pacientes passam a contar com a comodidade de não precisar mais se deslocar para realizar exames radiológicos. O Raio-X adquirido com recursos próprios começou a realizar os primeiro exames na última terça-feira (10).

Em discreta solenidade, realizada na UPA 24h de Itaberaba, foi iniciado o funcionamento do equipamento. O prefeito Ricardo participou do evento, acompanhado pela primeira-dama, Suzana Matias, pela vice-prefeita Maria José Novaes (PSD) e por secretários municipais, de diversos coordenadores, gerentes e outros colaboradores, além da equipe técnica da Unidade de Pronto Atendimento. Mesmo não fazendo parte da lista do Ministério da Saúde, com as exigências mínimas de equipamentos necessários para o funcionamento de UPAs, o aparelho foi comprado por iniciativa do gestor municipal que já visava a aquisição como parte do plano de mudança da Urgência e Emergência do Hospital Geral de Itaberaba (HGI) para a UPA 24h, com o objetivo de melhorar o serviço.

“Os usuários da nossa UPA 24h contam, agora, com um conjunto radiológico de alta frequência em pleno funcionamento. Suas qualidades proporcionam ao usuário e ao operador maior conforto, eficácia e segurança. Possui configurações para fornecer imagens radiológicas tanto em sistema analógico como em sistema digital do tipo DR de fábrica, com um dos mais eficientes detectores do mercado mundial, com interface totalmente em português. É equipado com um completo menu de funções”, salienta o gestor por meio de nota da Secretaria de Comunicação (Secom).

UPA 24 Horas
Itaberaba conta com uma UPA que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana e apta a atender urgências e emergências, como pressão e febre altas, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso, a UPA foi determinante para amenizar o fluxo do HGI, diminuindo o tempo de espera naquela unidade, melhorando o atendimento para todos. Quando o paciente chega à UPA, os médicos prestam socorro, estabilizam o paciente e fazem o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhá-lo a um hospital ou mantê-lo em observação por até 24 horas.

A UPA conta com atendimento especializado, espaço adequado e funciona como link entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as Unidades Hospitalares. Em Itaberaba, a unidade tem sete leitos de observação e a capacidade de atendimento médio de 150 pacientes por dia. Além disso, a unidade é única do estado da Bahia com duas salas de reanimação e que conta, ainda, com aparelhos novos de monitoramento cardíaco e ventilação pulmonar mecânica. Com informações de assessoria.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.