Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Ponte em Barreiras é motivo de preocupação de condutores que passam pela via

ponte
A ponte emite ruídos sempre quando passa algum veículo pelo local, sobretudo de grande porte | FOTO: Reprodução/TV Oeste |

Os problemas estruturais da ponte do contorno viário do município de Barreiras, na região oeste da Bahia, têm deixado os motoristas em estado de alerta. A ponte emite ruídos sempre quando passa algum veículo pelo local, sobretudo de grande porte. A situação representa um risco, segundo especialistas. Cerca de 1.500 veículos passam por dia pela ponte.

Além de fendas no asfalto, a ponte está com pilares de sustentação expostos depois que um barraco que fica no local começou a deslizar. De acordo com engenheiro especializado em estruturas Daniel Vieira, o barulho emitido pela ponte com a passagem dos veículos, está bem acima do que é considerado normal e pode ter sido resultado do trabalho realizado durante a construção.

Ele ainda aponta que a queda do barranco precisa ser contida o mais rápido possível. “O encontro da ponte com as pistas foi mal feito. Os carros e veículos grandes, como caminhões pesados, jogam a carga horizontal na cabeceira da ponte e, se a cabeceira estiver desprotegida, ela vai se movimentando. O solo está se movendo pelas pancadas que recebe e ainda pelas chuvas que estão vindo”, destacou o especialista.

As fendas na pista também devem ser motivo de preocupação, segundo o engenheiro. “Cada vez mais ela [a pista] vai se afastar e pode chegar um momento em que a cabeceira se separe da ponte e venha um veículo e caia. Existe esse risco realmente”, disse.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), responsável pela ponte, informou em nota que no ano passado foram realizados serviços de regularização dos pavimentos da ponte e que a empresa responsável pela construção fará uma avaliação do problema para tomar as providências necessárias. Jornal da Chapada com informações de G1BA.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas