Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Especialista ministra palestra sobre construção de geodésicas em Lençóis

lençóis
As geodésicas são construções de formato esférico cuja estrutura é muito leve e resistente | FOTO: Divulgação |

O designer Lima do Valle, especialista em construções geodésicas, fará uma palestra sobre o assunto na Casa Afrânio Peixoto, às 19h, no Centro de Lençóis, cidade da Chapada Diamantina, na próxima terça-feira (6). As geodésicas são construções de formato esférico cuja estrutura é muito leve e resistente. O modelo construtivo foi baseado nas formas primárias da natureza, o que sempre causa espanto e encantamento. A mais famosa das geodésicas é a que o arquiteto norte-americano, e pioneiro da técnica, Richard Buckminster Fuller construiu em Montreal para abrigar o pavilhão norte-americano da Exposição Universal de 1967.

A construção ficou conhecida por Biosfera, tem o diâmetro de 76 metros e acomoda um edifício de sete pavimentos que serviram para expor todas as tecnologias apresentadas pelos Estados Unidos naquele evento. Os triângulos que formam a estrutura da geodésica são as figuras geométricas que apresentam mais resistência às deformações. Esta é a razão para construir geodésicas de grandes proporções sem que haja nenhuma coluna interna para interromper a livre circulação em seu interior. Teoricamente, não há limites de tamanho para a construção dessas estruturas.

O seu formato esférico é o tipo de construção que menos agride as paisagens de ambientes naturais protegidos como os da Chapada Diamantina. A importância das construções geodésicas no território da Chapada fica assegurada pela perfeita integração dessa tecnologia às normas estabelecidas para as Áreas de Proteção Cultural e Paisagística, no âmbito do Parque Nacional. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas