Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Incêndio que atinge região do parque nacional em Mucugê é combatido há três dias

foto56
Conforme o ICMBio, o fogo é preocupante e nesta segunda os brigadistas continuam com o combate | FOTO: Divulgação/Facebook |

Esta segunda-feira (5) é o terceiro dia de combate a um incêndio florestal que atinge o Morro do Miguel e o Monte do Zeca, dentro do Parque Municipal da Chapada Diamantina (PNCD), no município de Mucugê. A chegada da equipe de combate, coordenada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), foi rápida, mas não conseguiu conter o fogo.

“Nesse momento, estamos sem brigada contratada, temos uma equipe com pessoas especializadas na área e brigadistas voluntários de Lençóis, Ibicoara, por exemplo”, disse a chefe substituta do PNCD, Marcela de Marins, ao Jornal da Chapada. Segundo ela, os números sobre a extensão destruída pelo fogo, por exemplo, ainda são incertos. O ICMBio está fazendo a logística com transporte e alimentação dos combatentes e está trazendo mais 12 brigadistas do Parque Nacional de Brasília.

“O fogo é preocupante, no momento [manhã desta segunda] contamos só com cinco pessoas. À tarde vai um efetivo de 20 combatentes”, disse Marcela. As informações que chegaram ao JC dão conta que o clima no local não está ajudando o combate. O tempo está quente, sem chuvas. Recentemente houve uma mudança no movimento dos ventos que alterou o comportamento do fogo, mas a luta contra mais esse incêndio na Chapada continua pelos brigadistas.

Por Adalício Neto / Jornal da Chapada

Leia também
Chapada: Incêndio florestal entre o Vale Pati e Andaraí é controlado; novo foco surge em Mucugê

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas