Ícone do site Jornal da Chapada

Pesquisa CNT/MDA aponta que Lula mantém liderança na corrida presidencial; Bolsonaro segue na cola

O petista está na frente de todos os concorrentes | FOTO: Divulgação |

pesauisa
O deputado federal Jair Bolsonaro lidera as intenções de voto nos cenários em que Lula não é candidato | FOTO: Montagem do JC |

A pesquisa CNT/MDA, divulgada nesta terça-feira (6), aponta que tanto no primeiro quanto no segundo turno o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a liderança em todos os cenários eleitorais em que seu nome aparece como candidato para presidente do Brasil. O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) lidera as intenções de voto nos cenários em que Lula não é candidato.

Na sondagem de intenção de voto espontânea para a Presidência, Lula soma 18,6 por cento. Bolsonaro ocupa a segunda posição, com 12,3 por cento, seguido de Ciro Gomes (PDT), com 1,7 por cento, e o governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB), com 1,4 por cento. O senador Álvaro Dias (PODE-PR), alcança 1,2 por cento na pesquisa estimulada, o mesmo patamar obtido por Marina Silva (Rede), seguidos do atual presidente Michel Temer, com 0,4 por cento das intenções de voto.

Brancos e nulos neste cenário estimulado somam 20,4 por cento, enquanto os indecisos chegam a 39,7 por cento. Pesquisa passada, publicada em setembro, apontava Lula com 20,2 por cento dos votos nas respostas espontâneas, seguido por Bolsonaro, com 10,9. Apesar da liderança na pesquisa, Lula poderá ser impedido de disputar a eleição de outubro. O ex-presidente teve uma condenação em primeira instância confirmada pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

A Lei da Ficha Limpa determina a inelegibilidade de condenados na Justiça por órgãos colegiados, caso da 8ª Turma do TRF-4. Os advogados do ex-presidente, no entanto, ainda podem recorrer a tribunais superiores para garantir a candidatura. A sondagem divulgada nesta terça foi realizada entre 28 de fevereiro e 3 de março, em 137 municípios, com 2.002 entrevistados. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-06600/2018 e a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. Com informações da Reuters .

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas