Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Grupo de palestinos presta condolência à família do líder do MST assassinado em Iramaia

As mensagens enviadas pelos palestinos pregam união e força para continuar lutando por terra no Brasil e contra o capitalismo e a colonização | FOTO: Reprodução/Youtube |

Um grupo de militantes da União do Comitê do Trabalho Agrícola na Palestina gravou um vídeo e prestou condolência pelo assassinato do líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Márcio Matos, em janeiro deste ano, no município de Iramaia, na Chapada Diamantina. O vídeo, com trechos em inglês, é público e está circulando nas redes sociais. Nas imagens, as pessoas prestam solidariedade à família de Marcinho, como era conhecido popularmente. As mensagens pregam união e força para o MST continuar lutando por terra no Brasil e contra o capitalismo e a colonização.

“São companheiros de um movimento palestino de luta pela terra. Inclusive o MST faz intercâmbio com ele durante a colheita de azeitonas que acontece na Palestina”, informa o setor de comunicação do MST na Bahia ao ser questionado pelo Jornal da Chapada sobre a repercussão do vídeo. Recentemente, em Iramaia, o MST realizou um ato político e ecumênico em memória do dirigente brutalmente assassinado. O movimento denuncia a violência no campo e exige celeridade nas investigações do crime.

Nas homenagens, um encaminhamento foi aprovado pelos sem-terra e os assentamentos Boa Sorte e Curitiba, ambos em Iramaia, passaram a se chamar Márcio Matos. Conforme os dirigentes do MST, o objetivo é deixar vivo o legado político e histórico que Marcinho tem dado à luta por terra no país. No ato em Iramaia, o dirigente nacional do movimento, Evanildo Costa, disse que a luta não acabou. “Vamos ocupar as ruas para colocar todos os que matam Sem Terra na cadeia” e continuou, “para cada uma morte, nós vamos gritar mais forte que a Reforma Agrária é uma bandeira de luta popular em defesa, principalmente, da vida”.

Jornal da Chapada

Confira o vídeo

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas