Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Governo entrega obras de recuperação de barragem do Rio Utinga nesta sexta

A portaria qualifica e fortalece a fiscalização dos recursos hídricos outorgados | FOTO: Jornal da Chapada |

foto56
Segundo informações, foi aplicado um investimento de R$ 397 mil para as obras na barragem do Rio Utinga | FOTO: Jornal da Chapada |

Em mais uma visita à região da Chapada Diamantina, o governador Rui Costa anuncia obras importantes para beneficiar quase 20 mil moradores da cidade de Utinga, nesta sexta-feira (9). Entre as entregas está a recuperação da barragem Cabeceira do Rio Utinga, uma das mais importantes da região. Na cidade, o governador inicia a visita assinando ordem de serviço para ampliação do sistema de abastecimento de água. Conforme informações do governo, a recuperação da barragem e o novo sistema vão colaborar para a regularização do abastecimento de água para consumo humano e irrigação na região.

Ainda na solenidade, Rui Costa tem encontro com produtores rurais de Utinga para a entrega de certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Serão entregues 577 títulos para pequenos agricultores do município. Aproveitando a visita em Utinga, o governador do estado oficializa a entrega de três ambulâncias que serão destinadas às cidades de Irecê, Ibiquera e Central.

Leia também
#Exclusivo: Ativistas da Chapada denunciam crimes ambientais em obras da barragem do Rio Utinga
Chapada: Empresa que realiza obras na barragem do Rio Utinga pede para tirar matéria de denúncia do ar

Confira imagens do Jornal da Chapada

1 / 29

Cabeceira do Rio Utinga
Responsável pelo abastecimento de água de outros municípios como Wagner, Lajedinho e Andaraí, o Rio Utinga teve a barragem Cabeceira revitalizada pelo Governo do Estado, com investimento de R$ 397 mil. A obra é realizada com recursos próprios do estado.

A recuperação da barragem envolveu a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia (SIHS), Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

Entre as ações, foram realizadas limpezas em toda a extensão da barragem e também nos canais, recomposição da área e cerca de proteção, e ainda o melhoramento da estrada de acesso. A obra gerou polêmica na região e ativistas preparam documentos para entregar ao governador nesta sexta durante sua visita a Utinga.

Leia também
Chapada: Órgão estadual fala sobre caso de crimes ambientais na barragem do Rio Utinga
Chapada: Ativistas preparam ofício para entregar a Rui Costa sobre obras na Barragem do Rio Utinga

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas