Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Lençóis recebe dançarinos dos EUA para primeira apresentação no Brasil; confira vídeos

foto4
Os dançarinos intercalaram apresentações em grupo e individuais, surpreendendo a plateia com a criação de sons percussivos com o próprio corpo | FOTO: Divulgação/Ascom/PML |

Os estudantes do Departamento de Dança Contemporânea da Ohio State University – OSU, uma das mais conceituadas universidades dos Estados Unidos, se apresentaram pela primeira vez no Brasil, em Lençóis, na Chapada Diamantina, no Teatro de Arena. Durante sua passagem pelo município eles estiveram também na Escola Horácio de Matos e realizaram uma integração cultural na Escola de Capoeira Corda Bamba. Eles trouxeram para as coreografias, criadas pelo professor Daniel Roberts, temas relacionados à migração forçada dos escravos, no Brasil e nos Estados Unidos.

Os dançarinos intercalaram apresentações em grupo e individuais, surpreendendo a plateia com a criação de sons percussivos com o próprio corpo, movimentos delicados e precisos ao som de música clássica. As arquibancadas do Teatro de Arena ficaram lotadas, a organização estimou um público de aproximadamente 400 pessoas, incluindo crianças que, desde cedo, já estão vivenciando o intercâmbio cultural nesta cidade histórica e turística. No final da apresentação, alunos de dança de Lençóis fizeram intercâmbio com os norte-americanos.

Confira imagens

Na Escola Horácio de Matos, a apresentação atraiu atenção de alunos, que observaram os movimentos do grupo e vivenciaram um momento único de integração cultural. Os dançarinos também foram à Escola de Capoeira Corda-Bamba, onde puderam conhecer um pouco do nosso patrimônio cultural e sambar. Na oportunidade, as baianas mostraram a qualidade de sua dança, também surpreendendo os americanos.

A professora Clara Ramos, coordenadora do programa de Português e Cultura da ACBEU, agradeceu aos parceiros do Grão de Luz e Griô, Grupo de Capoeira Corda Bamba, ao guia de turismo Aércio e à administração ‘Do jeito que o povo quer’, do prefeito Marcos Airton, o popular Marcão, de Lençóis, que, através da Secretaria de Turismo e Cultura, facilitaram a realização do espetáculo e o intercâmbio cultural.

“Lençóis demonstrou a sua hospitalidade ao visitante que vem contribuir para a agenda cultural da cidade. Os dançarinos de Ohio nos apresentaram um lindo evento. Eles saíram felizes com os convites para retornarem e para apresentação de novas turnês”, disse Roberta Ferraz, secretária municipal de Turismo e Cultura. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Confira os vídeos das apresentações:

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas