Ícone do site Jornal da Chapada

#Chuvas: Prédio onde morava família com sete pessoas desaba em Salvador; quatro morreram

predio
Entre as vítimas estão um menino de 12 anos, Robert de Jesus, e o seu tio, Alan Pereira de Jesus, de 31 anos | FOTO: Divulgação |

Quatro pessoas da mesma família morreram após o prédio de quatro pavimentos, onde moravam com outros parentes desabou na manhã de chuvas desta terça-feira (13), no bairro de Pituaçu, em Salvador. Entre as vítimas estão o menino de 12 anos, Robert de Jesus, e o tio dele, Alan Pereira de Jesus, de 31 anos. Três pessoas haviam sido resgatadas e outras duas seguiam desaparecidas nos escombros até por volta das 11h20. Segundo Juliana Portela, da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), três pessoas moravam em um andar de cima: um homem, a mulher dele – que teve ferimento na face -, e a filha deles, um bebê. Todos eles já foram retirados do imóvel e levados para o Hospital Geral do Estado (HGE).

Eles foram identificados como Alex Pereira de Jesus, de 29 anos, Beatriz, de 30 anos, e Sabrina Menezes, de 11 meses. No andar de baixo, moravam Alan e uma mulher – irmãos do homem que morava em cima -, além de dois filhos dela, o menino que morreu e um bebê de um ano. A mulher foi identificada como Rosemeire Pereira de Jesus, de 34 anos, e o bebê tem o prenome Artur. O corpo de Alan foi retirado por volta das 11h20. Rosemeire e Artur ainda não foram localizados sob os escombros. Não há informações sobre o estado de saúde deles. O corpo de Robert foi retirado mais cedo dos escombros, por volta das 7h30.

Quatro ambulâncias do Samu atuam no local do resgate. Moradores da localidade e bombeiros também estão nos trabalhos, na tentativa de retirar as demais vítimas. Um helicóptero do Graer está no local auxiliando nas buscas. Outra mulher que não estava no prédio, Rosângela Santana de Jesus, de 30 anos, passou mal e foi encaminhada para atendimento médico pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os corpos que foram removidos do local do desabamento serão periciados por equipes do Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Construção
O desabamento ocorreu por volta das 6h. O prédio ficava no final de um beco estreito na Rua Alto do São João. Moradores se aglomeraram no espaço para acompanhar o resgate das vítimas, e a quantidade de pessoas no caminho chegava a atrapalhar a passagem das equipes. O diretor-geral da Defesa Civil de Salvador, Sosthenes Macedo, informou que um dos moradores que sobreviveu disse que o prédio era dividido em quatro pavimentos: subsolo, térreo, primeiro e segundo andar. A construção teria cinco anos.

O diretor-geral afirmou ainda que a avaliação preliminar é de que a construção do prédio era irregular. “Somente depois da área limpa, para enxergar a fundação, a estrutura que foi construída, para fazer o levantamento da edificação. Só com o término do procedimento. Agora o foco é efetivamente buscar os possíveis sobreviventes”, detalha. Segundo Juliana Portela, da Semps, duas casas vizinhas ao prédio foram danificadas com o desabamento e outras duas delas correm risco de desabar. Os imóveis foram isolados e as famílias devem receber auxílio-moradia da prefeitura.

Mais imagens da chuva

“O auxílio-moradia é no valor de R$ 300, e o auxílio-emergência vai de um a três salários mínimos a depender das perdas. É prudente que elas (moradores) não retornem. Elas podem retornar para buscar pertences, acompanhado de engenheiro, a depender da avaliação desse profissional. Esses imóveis serão demolidos tão logo encerrem a busca das vítimas”, disse Juliana. Em nota, a prefeitura afirmou ainda que o imóvel não ocupava área de risco. Os órgãos da prefeitura ainda estão na localidade atuando no trabalho de resgate, no suporte psicológico e assistencial às famílias e na limpeza da área.

Chuvas
Com as chuvas, Salvador registrou diversos pontos de alagamento e também acidentes na manhã desta terça. Três acidentes envolvendo ônibus, micro-ônibus e van deixaram ao menos oito feridos. Um poste de energia caiu em cima de, ao menos, dois carros no final de linha do bairro do Marback, em Salvador. Por conta disso, a região ficou sem energia elétrica. O caso ocorreu por volta das 4h. Moradores dizem que o equipamento já aparentava risco de cair e que acionaram a Coelba, concessionária de energia elétrica, que por sua vez teria prometido que o equipamento seria trocado nesta terça-feira.

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) já registrou 91 solicitações até as 11h30. Entre as principais ocorrências, 24 alagamentos de imóveis; 5 alagamentos de área; 18 ameaças de desabamento; 10 ameaças de deslizamento; 4 ameaças de queda de árvores; 2 árvores caídas; um desabamento de imóvel; 15 deslizamentos de terra; um destelhamento; e uma pista rompida. A Codesal está em plantão 24 horas através do telefone 199. Jornal da Chapada com informações do G1BA. Texto atualizado para completar que forma encontrados mais dois corpos soterrados.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas