Ícone do site Jornal da Chapada

Cachaças da Chapada Diamantina são produtos turísticos de destaque em feira de agronegócio

foto56
As cachaças Serra das Almas, de Rio de Contas, e a Abaíra, que leva o nome do município onde é fabricada, estão na feira | FOTO: Divulgação |

Produtores de cachaça da Bahia participam da 52ª edição da Expoconquista, feira anual de negócios que reúne empresários dos setores agropecuário, comercial e industrial. evento é realizado até este domingo (18), no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Claro que a Chapada Diamantina não poderia ficar de fora tendo a Serra das Almas, de Rio de Contas, primeira cachaça orgânica produzida no Brasil, e a Abaíra, que leva o nome do município onde é fabricada. Inclusive recentemente, a Secretaria de Turismo iniciou um trabalho para formatação da Rota dos Engenhos, que vai mapear os atrativos turísticos associados à produção de cachaça.

A ideia é contemplar propriedades que ofereçam visitação turística a canaviais e alambiques. Atualmente a Chapada Diamantina é a região com maior concentração de produtores. O evento deve reunir público estimado em 100 mil pessoas de cidades baianas e de outros estados, a exemplo de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo, de acordo com a expectativa dos organizadores. No estande da Rota dos Engenhos é possível experimentar e comprar mais de 10 diferentes marcas de cachaças baianas. Atualmente, a bebida é considerada produto turístico da Bahia em outros estados e principalmente no exterior.

Produtor da cachaça Matriarca, Lucas di Loreto é um dos empresários que participam da Expoconquista no intuito de promover a bebida junto a novos consumidores e empresários. “Já recebemos visitantes, mas estamos estruturando um projeto de visitação turística à fazenda e aos alambiques”, afirma Lucas, que abre as portas a estudantes e moradores da região, a fim de mostrar como a produção da cachaça gera emprego e renda na Bahia. Jornal da Chapada com informações da Setur.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas