Ícone do site Jornal da Chapada

#FSM2018: Rui Costa defende autonomia da Ufba para lecionar matéria sobre o “golpe”

O governador Rui Costa esteve em atividade com o ex-presidente Lula em Salvador | FOTO: Divulgação |

O governador Rui Costa (PT) deu sua opinião sobre o caso da intimação do reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), João Carlos Salles, e do professor Carlos Zacarias, do departamento de História, responsável pela disciplina sobre o Golpe de 2016, para depoimento na polícia. A ação que motivou a investigação foi movida pelo vereador de Salvador, Alexandre Aleluia (DEMO, filho do deputado federal José Carlos Aleluia (DEM). Rui falou isso durante atividade do Fórum Social Mundial – o Encontro Internacional Parlamentar – que aconteceu na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), na última quinta-feira (15).

Para ele,em um local como a Ufba, um ambiente universitário onde se faz ciência e pesquisa de engenharia tecnológica e social também, seus professores não podem ser tratados desta forma. “Isso por si só deve ser motivo de manifestação dura, firme, de todos os parlamentos do Brasil e do ponto de vista internacional”, afirmou. Para o governador o ato foi uma invasão à Ufba. “Pode não ser uma invasão física, de uma tropa de uma polícia ou de um exército, mas é invasão do que há de mais sagrado na produção de ciência, que é o debate de ideias”, falou.

Costa disse que a América Latina está tendo pessoas de seu Judiciário aparelhadas, que estão servindo de interventores da política. “É inconcebível a intimação de um reitor para prestar contas do debate de ideias dentro da universidade. Quantos e quantos debates e matérias se fez na universidade debatendo a ditadura militar. Nem naquela época se constrangeu tanto o debate de ideias dentro do ambiente universitário”, finalizou o governador.

Jornal da Chapada

Vídeo completo da passagem de Lula pela Alba

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas