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#Salvador: Projeto de vereadora retira mais meia tonelada do mar em ação no Comércio

lixo
A ação deste final de semana aconteceu no 2º Distrito Naval, no bairro do Comércio | FOTO: Divulgação | 

Com apoio da vereadora Lorena Brandão (PSC), a Associação Brasileira de Pesca Submarina realizou, no último domingo (25), mais uma edição do projeto Pesca Sub Lixo Zero, que visa a limpeza do fundo do mar das praias do litoral da capital baiana. A ação deste final de semana aconteceu no 2º Distrito Naval, no bairro do Comércio, e reuniu mais de 30 pescadores submarinos voluntários, que recolheram quase meia tonelada de lixo, entre garrafas, pneus, latas de cerveja e refrigerante e outros materiais, a exemplo de um colchão.

De acordo com o presidente da Associação, Fernando Suber, a falta de ʹsensibilização da sociedadeʹ é um dos problemas que prejudicam preservação das praias soteropolitanas. “É muito lixo no fundo do mar e isso causa a poluição, o afastamento de espécies de peixes do local e o término do bem-estar da população”, disse Suber.

Lorena Brandão apresentou, logo no início do ano passado, um projeto de indicação para a criação do cargo de “gari do mar”, onde esses profissionais seriam responsáveis pela coleta de lixo na costa da capital baiana. “Assim como existem os garis que fazem a coleta pela cidade estamos pedindo a criação dos garis que vão ficar responsáveis pela limpeza do mar. A cidade teria, também, um calendário de limpeza para o mar”, comenta.

Segundo ela, com essa medida seria possível limpar completamente a faixa marítima que vai da Barra a Itapuã de cinco a sete anos. A vereadora ainda ressaltou a necessidade de conscientização da população sobre a importância de preservação da fauna e da flora marítima. “É uma causa que deve ser de todos, e acredito que este trabalho desses pescadores, que é voluntário, deve ser visto como exemplo”, defendeu. Além da vereadora, a Companhia de Polícia Ambiental (COPPA), a Marinha do Brasil, a Polícia Militar também apoiaram a realização. As informações são de assessoria.

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