Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Grupo de 30 turistas fica ilhado em cachoeira na Chapada dos Veadeiros em Goiás

capa3
Os turistas enfrentaram muito frio até chegar o resgate | FOTO: Divulgação/Facebook |

Um grupo de 30 turistas ficou ilhado na Cachoeira Veredas, em Cavalcante, Goiás, na região da Chapada dos Veadeiros. Segundo o Corpo de Bombeiros de Goiás, essa foi uma das maiores operações do tipo já registradas na região, foram cerca sete horas para efetuar o resgate. Os turistas atravessaram o rio na manhã do último sábado (31 de março) para chegar até a cachoeira. Quando eles tentaram voltar, no entanto, foram pegos de surpresa pelo aumento do volume da água, provocada por uma tempestade na cabeceira do aquífero. Os visitantes são de São Paulo, Fortaleza, Goiás e Brasília. Não havia crianças e idosos no local.

A gestora de talentos Valéria Blanco, 47 anos, estava no grupo que ficou preso. A moradora do Jardim Botânico contou que chegou ao local na quinta-feira para passar o feriado de Páscoa. “Ficamos presos no alto do cânion. Não tinha risco para a gente, mas assistíamos a água subir. Nossa preocupação era se teríamos de passar a noite ali”, contou. Segundo ela, a tromba d’água ocorreu repentinamente. “Ficamos ilhados em menos de cinco minutos”.

Até o momento do acidente, não havia chovido com intensidade na região. Valéria passou a maior parte do tempo na pousada. A ideia dela era retornar ao DF no sábado mesmo. “Escolhi a trilha e a cachoeira mais curtas por isso”, relatou. Valéria ressaltou que não havia muitas informações sobre o grau de dificuldade da trilha e sobre os riscos de tromba d’água. “Disseram que não é comum acontecer, mas sempre tem a primeira vez. Como é uma área privada, não há agentes públicos controlando o acesso”, ponderou.

Os turistas enfrentaram muito frio. “Estávamos molhados, poucas pessoas estavam de tênis e a temperatura começou a cair bastante. Tínhamos água para beber e alguns lanches. Nossa preocupação era sair dali ainda com o dia claro”, detalhou a gestora de talentos. Um das meninas ficou presa numa pedra mais embaixo e a correnteza estava subindo. Um rapaz desceu e puxou ela”, conta a turista. Eles deixaram o local às 19h30.

Resgate trabalhoso
O tenente Álvaro Dias, do Corpo de Bombeiros de Goiás, participou dos trabalhos de salvamento. Ele conta que o resgate foi trabalhoso por ser uma região acidentada e o número de pessoas ser grande. Além disso, havia o risco de haver um uma nova tromba d’água. “Não é comum esse tipo de ocorrência. Normalmente, uma pessoas desaparece ou se acidenta. Um fator que colaborou para o sucesso foi que não tinha idosos e crianças. Isso facilita o atendimento”, avaliou. O militar orientou, ainda, para que a área seja evitada no período das chuvas.

Para realizar o resgate, os militares utilizaram cabos, coletes e um equipamento que flutua, conhecido como life belt, uma espécie de boia. Todas as vítimas foram resgatadas sem ferimentos. A Cachoeira Veredas fica a cinco quilômetros de distância da cidade de Cavalcante (GO), na região norte da Chapada dos Veadeiros. Formada dentro de um cânion, a queda d’água tem 90 metros de altura e um grande poço. A região é muito procurada por turistas. Lá, existem ao menos sete cachoeiras, além de pousadas, área de camping, piscinas e restaurantes. Jornal da Chapada com informações do Correio Braziliense.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas