Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Governador diz aguardar desapropriação de prédio que é da União para iniciar reforma do HRI

capa 3
Rui Costa visitou o prédio onde funcionava o Hospital Regional de Itaberaba com o prefeito Ricardo Mascarenhas na última visita ao município e prometeu recuperar a unidade | FOTO: Arquivo/Camila Souza |

A promessa do governador Rui Costa (PT) em ajudar a gestão do prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB) na recuperação do Hospital Regional de Itaberaba (HRI) foi reforçada pelo próprio chefe do Executivo baiano durante seu programa na internet, o #PapoCorreria, desta terça-feira (3). Rui foi questionado ao vivo por uma internauta sobre quando retornaria ao município da Chapada Diamantina e respondeu que aguarda a desapropriação da unidade de saúde pela União para reformar e equipar o local via convênio com a gestão municipal. A unidade é mantida pela Santa Casa de Misericórdia, cuja estrutura vem sendo subutilizada devido ao impasse entre os governantes e a irmandade. A recuperação do hospital é uma demanda solicitada por diferentes gestores de municípios da região (veja aqui).

Em sua última visita a Itaberaba, além da promessa de recuperação do HRI, o governador ainda prometeu transformar o Hospital Geral de Itaberaba em uma maternidade de referência regional. No programa desta terça, Rui disse que aguarda a parte burocrática para iniciar a reforma e falou um pouco sobre as instalações da unidade fechada. “O prefeito [Ricardo Mascarenhas] está buscando a regularização daquele prédio onde já funcionou um hospital de uma Santa Casa. Estive visitando com o prefeito Ricardo o prédio, as instalações são muito boas, o prédio está maltratado, porque estava abandonado, mas as instalações são excelentes, corredor largo, teto alto”, salienta Rui Costa no programa.

O governador reafirma que, como é um prédio da União, é preciso antes de qualquer coisa que o prefeito Ricardo Mascarenhas consiga regularizar a transferência do local para o município de Itaberaba administrar. “Assim que ele finalizar essa parte burocrática de transferência do prédio nós vamos assinar um convênio com o município de Itaberaba para reformar completamente este hospital e passar a funcionar como hospital regional. Com isso nós teremos três grandes hospitais para atender a Chapada, o hospital em Seabra que nós abrimos, o hospital de Ruy Barbosa com 100 leitos e o hospital de Itaberaba, que podem atender muito bem toda a Chapada Diamantina”, completa Rui.

Jornal da Chapada

Leia também
Chapada: Itaberaba recebe do governo novas estruturas e viatura para DPT e PM
Itaberaba: Ricardo Mascarenhas comemora conquistas durante visita de Rui Costa

Assista o programa #PapoCorreria completo

Leia também
#Entrevista: Cacá diz que o PP segue com Rui e aponta o prefeito Ricardo como um dos melhores da Bahia
Chapada: Saúde do município de Itaberaba ganha ambulância; prefeito recebe as chaves em Salvador

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas