Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Moro decreta prisão de Lula e dá até esta sexta para petista se apresentar à PF

Sérgio Moro determinou à PF que não sejam utilizadas algemas em “qualquer hipótese”; o juiz também determinou que Lula terá direito a cela especial | FOTO: Divulgação/EBC |

O juiz federal Sérgio Moro decretou a prisão do ex-presidente Lula e deu prazo até esta sexta-feira (6) para o petista se apresentar de forma voluntária à Polícia Federal em Curitiba, base da Operação Lava Jato. A informação consta em despacho desta quinta (5), onde Moro estipulou a Lula que se apresente até às 17h. “Relativamente ao condenado e ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, concedo-lhe, em atenção à dignidade cargo que ocupou, a oportunidade de apresentar-se voluntariamente à Polícia Federal em Curitiba até as 17h do dia 06/04/2018, quando deverá ser cumprido o mandado de prisão”, anotou.

Lula foi condenado a 12 anos e um mês na ação penal do tríplex do Guarujá (SP), na Operação Lava Jato. Sérgio Moro também determinou à Polícia Federal que não sejam utilizadas algemas em “qualquer hipótese”. O juiz também determinou que Lula terá direito a cela especial. “Esclareça-se que, em razão da dignidade do cargo ocupado, foi previamente preparada uma sala reservada, espécie de Sala de Estado Maior, na própria Superintendência da Polícia Federal, para o início do cumprimento da pena, e na qual o ex-presidente ficará separado dos demais presos, sem qualquer risco para a integridade moral ou física”, diz o mandado de prisão.

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), com sede em Porto Alegre, já tinha encaminhado na tarde desta quinta (5) à Justiça Federal no Paraná o ofício com a autorização para a prisão do ex-presidente. O documento foi encaminhado um dia após o Supremo Tribunal Federal (STF) negar habeas corpus da defesa do ex-presidente.

De acordo com informações, a Polícia Federal de Curitiba intensificou os preparativos para receber o ex-presidente na sua sede na capital paranaense. Já foi definido, por exemplo, que inicialmente o petista não ficará na custódia do prédio, onde estão nomes como o ex-ministro Antonio Palocci e o empreiteiro e sócio da OAS, Léo Pinheiro. Ambos revelaram crimes envolvendo Lula em audiências ao juiz Sergio Moro.

Confira trecho clicando na imagem

No momento, o plano da PF é colocar Lula em uma sala do prédio que será adaptada para recebê-lo isoladamente. Além disso, o ex-presidente terá um horário reservado para o banho de sol, com cerca de duas horas diárias, diferentemente dos demais. Outra distinção é que, pelo menos nos primeiros meses, Lula não receberá visitas de familiares em conjunto com os outros detentos. Hoje, quem está na sede da PF, em Curitiba, vê a família todas às quartas-feiras simultaneamente em um mesmo espaço.

Agentes federais relataram que, em conversas informais com a PF, o juiz Sergio Moro pediu que ele ficasse preso na Superintendência, onde estão os alvos da Lava-Jato que negociam delação premiada. Atualmente, os presos da Lava-Jato que se encontram na sede da PF estão em uma ala com três celas que ficam com as portas abertas para que eles possam circular no espaço. Chamada pelos próprios de “ala vip”, o local conta com equipamentos como micro-ondas, geladeira e televisão. A PF trabalha com um calendário de que a detenção de Lula deve acontecer até o fim da próxima semana. A corporação, porém, não se manifestou oficialmente sobre o assunto. Com informações do Estadão e do G1.

Leia o despacho completo

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas