Ícone do site Jornal da Chapada

#Vídeos: Rui Costa defende Lula, diz que condenação é política e cita caso do ‘helicoca’

rui costa
O governador Rui Costa durante atividade em Vitória da Conquista | FOTO: Divulgação/Mateus Pereira |

O governador da Bahia Rui Costa (PT) se pronunciou sobre o pedido de prisão do ex-presidente Lula durante ato no município de Vitória da Conquista, onde participou de uma série de atividades (veja aqui), nesta sexta-feira (6). De acordo com Rui, não existem provas de crimes cometidos pelo ex-presidente e o processo que o condenou é político.

“Se Lula cometeu algum erro que a Justiça apresente ao povo brasileiro as provas do erro para poder condená-lo, ele foi investigado e perseguidos, as TVs batem nele há mais de 10 anos, massacram. E nos últimos 5 anos reviraram as contas, os e-mail, os computadores seu, de sua esposa – que foi a óbito por causa desse massacre, de seus filhos e parentes – e não acharam o registro do cartório do tal apartamento”, dispara o chefe do Executivo. Rui Costa ainda cita que o juiz Sérgio Moro escreveu na sentença: “Eu não tenho provas que o apartamento seria dele, mas eu estou convencido de que ele aceitaria o apartamento”.

O governador então contesta: “Em que lugar do mundo, só aqui porque alguns juízes – eu não gosto de generalizar – transformaram a sua ação judicial que deveria ser imparcial e isenta numa perseguição política e partidária. E se alguém duvida disso eu chamo todos para a reflexão. Vocês viram e ouviram de um helicóptero de um Senador da República, que está no nome dele o helicóptero, pousado na fazenda dele, tem um cartorial de que a fazenda é dele, o piloto é contratado por ele formalmente. Foi preso o piloto, o helicóptero na fazenda dele com 500 quilos de cocaína. O que aconteceu com este senador até hoje? Nada. Cadê a Justiça, a Polícia Judiciária, o Ministério Público? É porque o senador é do PSDB? Isso não é sistema judicial partidário?”

“Lula, com tudo que ele fez pelo Brasil, pelo nome internacional que ele representa que elevou a um patamar de respeito o nosso país no cenário internacional, era para ele estar sendo, aos seus 72 anos, homenageado. Ao invés disso ele está sofrendo a pior perseguição política que um ser humano e um político já sofreu nesse país. Nenhum de nós nem Lula, nem o governador, nem o prefeito, nenhum cidadão está acima da lei, nenhum cidadão pode estar à margem da lei. Todos que cometerem erros tem que pagar por seus erros”, completa Rui.

Jornal da Chapada

Assista aos vídeos

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas