Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Ex-presidente Lula deve se apresentar à PF neste sábado após negociação

lula
Lula acompanha ato em São Paulo e depois deve se apresentar à PF | FOTO: Divulgação |

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá ser conduzido à sede da Polícia Federal em São Paulo neste sábado (7), depois do ato religioso realizado no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em homenagem aos 68 anos que sua mulher, Marisa Letícia, completaria hoje se estivesse viva.

Os advogados de defesa negociaram a condução de Lula com a Polícia Federal durante a madrugada deste sábado. A linha de negociação que se consolidou é que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não se apresenta à PF em Curitiba, nem se entrega, nem se rende, nem vai resistir à prisão.

De acordo com informações de João Pedro Stédile, dirigente do MST, “nesse momento, do ponto de vista de estratégia judicial, como nós temos vários habeas corpus para ser julgado na semana que vem, para nós, preservar o Lula do ponto de vista da sua integridade e da possibilidade de ele disputar é melhor que ele se entregue agora e saia em uma semana do que correr o risco, que já é uma ameaça, que a Globo já vinha apontando e o Moro já estava com a caneta na mão, de decretar a prisão preventiva”.

Pesou na decisão de Lula, de sua assessoria jurídica e de seus familiares o risco de que fosse decretada uma prisão preventiva, o que implicaria em uma detenção por período imprevisível e prejudicaria o julgamento da inconstitucionalidade da prisão após segunda instância.

Nas negociações, a PF não abriu mão de que a apresentação do ex-presidente fosse neste sábado. Apesar de não ter cumprido a ordem de apresentação à PF de Curitiba até às 17h desta sexta (6), como havia sido decretado pelo juiz Sergio Moro, Lula não é considerado foragido, visto que está desde quinta-feira na sede do sindicato, em local público, em ato de resistência e cercado de apoiadores.

Polícia Federal em Curitiba
Após a grande mobilização de manifestantes contrários ao ex-presidente Lula na noite desta sexta-feira, o sábado (7) amanheceu tranquilo na porta da Superintendência da Polícia Federal (PF), em Curitiba. Apenas jornalistas e vendedores ambulantes marcam presença. A polícia ainda não está mobilizada e não há bloqueios nas vias próximas. Como não há expediente neste sábado, o acesso ao interior do prédio e ao estacionamento está fechado.

O esquema de segurança montado pela Polícia Federal e pelas forças de segurança do Paraná está pronto e envolve homens do Batalhão de Choque da PM e do Grupo de Pronta Intervenção da PF, com munições não letais e bombas de efeito moral, como equipamentos. Um helicóptero deve ser utilizado para trazer Lula do aeroporto ao heliponto do prédio da PF, evitando a exposição do ex-presidente e os riscos do deslocamento pelas ruas da capital paranaense.

Lula vai ficar em uma sala com cerca de 15 metros quadrados, com uma cama, mesa, cadeira, banheiro e janela interna, para o corredor. Ela fica no quarto andar do prédio e era usada como alojamento dos agentes. O ex-presidente não terá contato com os demais presos. Lula terá ainda direito a banho de sol de duas horas e uma visita semanal, além dos advogados. As informações são da Rede Brasil Atual e da Agência Brasil.

João Pedro Stédile (MST) confirma que Lula se apresentará ainda hoje à Polícia Federal

Ao Vivo ato em São Paulo

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas