Ícone do site Jornal da Chapada

#AoVivo: Ex-presidente Lula se apresenta à Polícia Federal; saiba mais detalhes

foto
Lula segue de São Paulo para a sede da PF em Curitiba, no Paraná | FOTO: Divulgação |

O ex-presidente Lula se apresenta à Polícia Federal (PF) na noite deste sábado (7). Ele saiu em carro da PF e já está custodiado com os agentes federais seguindo em outros veículos. Lula estava na sede do sindicato desde a última quinta-feira (5) à noite, quando foi expedida a ordem de prisão pelo juiz federal Sergio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância. Tecnicamente, o ex-presidente já está preso, por estar sob custódia da PF, cujos agentes foram buscá-lo na sede do sindicato.

Antes, Lula tentou sair em carro particular, mas foi impedido pelos manifestantes. Conforme informações, o petista está se dirigindo para a sede da Superintendência da Polícia Federal (PF) em São Paulo, para fazer exame de corpo de delito. Em seguida, ele deve ir de helicóptero para o aeroporto de Congonhas. Há manifestações, na PF paulista, em Congonhas e em todo país, a favor e contra a prisão do líder político.

A senadora e presidente do PT se pronuncia sobre a decisão de Lula

Veículo da PF onde Lula está | FOTO: Divulgação |

Leia também
#Polêmica: Dono de boate sugere premiação em cerveja para quem matar Lula na prisão
#Polêmica: Ex-ministro do STF critica votação de habeas corpus de Lula antes de ADC

No Paraná, Lula deve ficar em uma cela especial. A PF de Curitiba intensificou os preparativos para recebê-lo na sua sede na capital paranaense. Já foi definido, por exemplo, que inicialmente o petista não ficará na custódia do prédio, onde estão nomes como o ex-ministro Antonio Palocci e o empreiteiro e sócio da OAS, Léo Pinheiro. Ambos revelaram crimes envolvendo Lula em audiências ao juiz Sergio Moro.

Lula deve ficar em uma cela especial | FOTO: Divulgação |

No momento, o plano da PF é colocar Lula em uma sala do prédio que será adaptada para recebê-lo isoladamente. Além disso, o ex-presidente terá um horário reservado para o banho de sol, com cerca de duas horas diárias, diferentemente dos demais.

Outra distinção é que, pelo menos nos primeiros meses, Lula não receberá visitas de familiares em conjunto com os outros detentos. Hoje, quem está na sede da PF, em Curitiba, vê a família todas às quartas-feiras simultaneamente em um mesmo espaço.

Jornal da Chapada
*Texto dinâmico, sendo editado em tempo real

Lula chega na sede da PF em Curitiba

Acompanhe ao vivo

Repercussão mundial

Entidades estudantis e jovens esperam a chegada de Lula em Congonhas

Mais imagens

1 / 16

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas