Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Aniversário de pai de santo marca lançamento de produtos culturais do Jarê em Lençóis

O pai de santo Pedro de Laura é um dos maiores curandeiros da região de Lençóis | FOTO: Divulgação |

Na próxima segunda-feira (16), o pai de santo Pedro de Laura, um dos maiores curandeiros da região de Lençóis, na Chapada Diamantina, completaria 90 anos. E em celebração ao seu aniversário, sua história de vida na feira de Lençóis, por exemplo, será contada pelo griô aprendiz Ricardo Boa Sorte. A data comemorativa contará com uma semana de exposição de roupas, instrumentos e símbolos da Associação Palácio de Ogum, cineclube Fruto do Mato e TiVi Griô, que apresentará filme sobre o Jarê feito em colaboração pelo Grãos de Luz e Griô.

Além disso, haverá o lançamento do livro ‘Jarê: Histórias Contadas, de Luciene Cruz’ com pais e mães de Santo da Chapada, lançamento de calendário cultural e mapeamento em site do Jarê na região elaborado pelo artista gráfico Márcio Pial. Um dos projetos prioritários da Associação Palácio de Ogum é o tombamento do Jarê como patrimônio cultural da Chapada Diamantina. Após pesquisas, a historiadora Luciene Cruz relatou que a própria força do termo e culto de matriz africana Jarê está associada ao trabalho de Pedro de Laura.

Jarê é uma religião de matriz africana, banto e nagô, com forte influência de cultos de caboclos, de nativos da região da Chapada Diamantina, sincretizada com o catolicismo rural, umbanda e espiritismo kardecista. A associação Palácio de Ogum e Caboclo Sete Serras e o Ponto de Cultura Grãos de Luz e Griô, apoiados pelo Fundo de Cultura da Secretaria de Cultura da Bahia, convida toda a comunidade para uma semana de festejos. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas