Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada Diamantina é destaque nas redes do governador com produtos derivados de cana-de-açúcar

Produtos da Chapada Diamantina fazem sucesso no programa #PapoCorreria apresentado por Rui Costa na internet | FOTO: Paula Fróes/GOVBA |

Da Chapada Diamantina para o ‘#PapoCorreria’ – programa apresentado pelo governador Rui Costa (PT) toda a semana em suas redes sociais. Nesta terça-feira (17), os produtos derivados da cana-de-açúcar da Cooperativa dos Produtores de Cana e seus Derivados da Micro Região de Abaíra (Coopama), como açúcar mascavo, rapadura, melado, cachaça e licor, foram divulgados no programa transmitido ao vivo pela internet.

De acordo com o presidente da Coopama, Junael Oliveira, os cooperados se juntaram com o objetivo de valorizar a cachaça que é produzida na região e impedir a exploração dos pequenos produtores pelos atravessadores: “Hoje, a cooperativa conta com 33 cooperados, com envolvimento de 144 famílias no processo de produção, de toda a matéria-prima utilizada no processamento dos produtos”.

A Coopama produz cerca de 50 toneladas de rapadura, 50 de açúcar mascavo, 50 de melado e 500 mil litros de cachaça por ano, resultando em uma renda anual de R$12 mil para cada cooperado. Em Salvador, os produtos podem ser encontrados no Mercado do Rio Vermelho, em Salvador.

A Coopama produz cerca de 50 toneladas de rapadura, 50 de açúcar mascavo, 50 de melado e 500 mil litros de cachaça por ano | FOTO: Carol Garcia/GOVBA |

Leia também
Chapada: Repentista faz homenagem a governador pelos investimentos em saúde e educação
Rui Costa sugere articular exportação de cachaça da Chapada Diamantina para a China

Apoio
O Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), vem apoiando a cooperativa em ações como a construção de agroindústrias comunitárias, aquisição de equipamentos, participação em eventos como feiras agropecuárias na Bahia e em outros estados.

Aliança Produtiva
Junael destacou que a cooperativa vai participar do edital Alianças Produtivas, que segue com as inscrições abertas até o dia 4 de maio, pelo site da CAR. Esse edital, no valor de R$ 60 milhões, é o primeiro na Bahia que tem como foco a relação comercial das cooperativas da agricultura familiar e empresas privadas, incentivando a inclusão no mercado e as oportunidades de negócio: “É um edital inovador, que veio para amarrar todas as outras ações dando oportunidade da cooperativa dar um grande passo”. As informações são da CAR.

Assista ao programa completo

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas