Chapada Diamantina é destaque nas redes do governador com produtos derivados de cana-de-açúcar

Postado em abr 17 2018 - 7:35pm por Jornal da Chapada

Produtos da Chapada Diamantina fazem sucesso no programa #PapoCorreria apresentado por Rui Costa na internet | FOTO: Paula Fróes/GOVBA |

Da Chapada Diamantina para o ‘#PapoCorreria’ – programa apresentado pelo governador Rui Costa (PT) toda a semana em suas redes sociais. Nesta terça-feira (17), os produtos derivados da cana-de-açúcar da Cooperativa dos Produtores de Cana e seus Derivados da Micro Região de Abaíra (Coopama), como açúcar mascavo, rapadura, melado, cachaça e licor, foram divulgados no programa transmitido ao vivo pela internet.

De acordo com o presidente da Coopama, Junael Oliveira, os cooperados se juntaram com o objetivo de valorizar a cachaça que é produzida na região e impedir a exploração dos pequenos produtores pelos atravessadores: “Hoje, a cooperativa conta com 33 cooperados, com envolvimento de 144 famílias no processo de produção, de toda a matéria-prima utilizada no processamento dos produtos”.

A Coopama produz cerca de 50 toneladas de rapadura, 50 de açúcar mascavo, 50 de melado e 500 mil litros de cachaça por ano, resultando em uma renda anual de R$12 mil para cada cooperado. Em Salvador, os produtos podem ser encontrados no Mercado do Rio Vermelho, em Salvador.

A Coopama produz cerca de 50 toneladas de rapadura, 50 de açúcar mascavo, 50 de melado e 500 mil litros de cachaça por ano | FOTO: Carol Garcia/GOVBA |

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Apoio
O Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), vem apoiando a cooperativa em ações como a construção de agroindústrias comunitárias, aquisição de equipamentos, participação em eventos como feiras agropecuárias na Bahia e em outros estados.

Aliança Produtiva
Junael destacou que a cooperativa vai participar do edital Alianças Produtivas, que segue com as inscrições abertas até o dia 4 de maio, pelo site da CAR. Esse edital, no valor de R$ 60 milhões, é o primeiro na Bahia que tem como foco a relação comercial das cooperativas da agricultura familiar e empresas privadas, incentivando a inclusão no mercado e as oportunidades de negócio: “É um edital inovador, que veio para amarrar todas as outras ações dando oportunidade da cooperativa dar um grande passo”. As informações são da CAR.

Assista ao programa completo

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