Ícone do site Jornal da Chapada

Deputado defende reeleição do reitor da Ufba: “É preciso manter a luta nas universidades”

Lançamento da chapa de reeleição do reitor da Ufba João Carlos Salles | FOTO: Divulgação |

A reeleição do reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), João Carlos Salles, ganhou um reforço de peso com apoio do deputado federal Valmir Assunção (PT-BA). Nesta quarta-feira (18), um ato no auditório da Faculdade de Arquitetura, no bairro da Federação, em Salvador, marcou o lançamento da chapa ‘Somos Ufba’, encabeçada pelo atual reitor e candidato à reeleição. De acordo com Valmir, João Carlos Salles “é fundamental para a manutenção do senso crítico da Ufba”. Ele defende a posição “firme e pública” contra o impedimento da presidente Dilma Rousseff (PT). “Desde quando o golpe começou a ser articulado na Câmara, Salles sempre afirmou que a universidade é um espaço de defesa da democracia, promovendo grandes debates com temas de interesse de toda a sociedade”, frisa.

Para Assunção, o diálogo é uma grande marca na gestão do atual reitor da Ufba. “Inaugurou um novo período de gestão democrática na universidade na relação com os setores organizados, com os movimentos, por exemplo, através da realização de dois grandes congressos da Ufba com a participação intensa de todas as categorias da unidade de ensino e de setores externos”, informa. O mandato de Valmir foi representado pelo secretário nacional de Movimentos Populares do PT, Ivan Alex, pelo secretário de Comunicação do PT da Bahia, Gabriel Oliveira, pelo pré-candidato da EPS/PT ao cargo de deputado estadual Mário Jacó. O deputado petista ainda aponta alguns pontos importantes para considerar o apoio a João Carlos Salles. Valmir diz que o reitor tem a preocupação permanente com demandas das categorias, especialmente dos estudantes.

“Numa universidade que mudou de cara e de cor com os governos de Lula e de Dilma, e com a entrada de estudantes negros e de baixa renda, uma nova realidade, novas demandas passam a surgir, por exemplo, com relação à assistência estudantil. E a gestão do professor João se mostrou sempre preocupada em buscar soluções por meio do diálogo e de parcerias, mesmo diante de uma das maiores crises na educação. Também teve a construção do restaurante universitário com recurso de nossa emenda parlamentar, além de emenda para o DCE”, completa.

Sair da versão mobile